Você Conhece Todos Os Benefícios Do Magnésio? Inclua-O Em Sua Alimentação

Muito se fala sobre a importância do cálcio ou do potássio no corpo, mas o que acontece o magnésio? Este mineral influencia em mais de 300 processos do nosso organismo! Hoje te contamos todos os seus benefícios.

O magnésio é um mineral fundamental e muito abundante em nosso organismo, atrás apenas do fósforo e do cálcio. É usado em mais de 300 reações bioquímicas em nosso organismo, e influência em muitos processos, desde a geração dos impulsos nervosos até a formação dos nossos ossos.

Um dos alimentos com mais doses de magnésio (420 mg por 100 gramas) é o cacau. É por isso que é aconselhável tomar uma xícara de chocolate puro (70% de pureza ou superior) diariamente. Avelã, nozes, amendoins e castanhas também contêm grandes quantidades de magnésio, assim como o gérmen de trigo, que possui 325 mg de magnésio por cada 100 gramas. As frutas e verduras (de folhas verdes) também possuem quantidades de magnésio que devem ser consideradas. Estes são os alimentos com mais quantidade deste importante mineral!

Você Conhece Todos os Benefícios do Magnésio? Inclua-o em Sua Alimentação

São tantas as contribuições e benefícios do magnésio, que vamos nos concentrar nos cinco mais destacados. Não se esqueça de incluir em sua alimentação!

Leia também: "Magnésio: Benefícios, Propriedades e Como Tomá-lo".

Benefícios de Consumir Magnésio:

Essencial na luta contra a osteoporose. O magnésio ajuda a assimilar melhor e fixar o cálcio nos ossos, o que ajuda para que a densidade óssea seja adequada. Por isso, é importante que, se vamos tomar algum suplemento de magnésio, também contenha cálcio. Uma ausência de magnésio provocaria uma alteração no metabolismo e a assimilação do cálcio em nosso organismo. Com isso, você já pode ter uma ideia de como é importante para o nosso esqueleto!

Regulador da pressão arterial elevada. O magnésio pode reduzir a pressão arterial em pessoas que a tenham elevada, ajudando a evitar, por exemplo, todas as doenças relacionadas com o sistema cardiovascular. Por isso, é importante manter em nossa dieta um consumo de frutas e verduras adequado para não ter uma carência de potássio e de magnésio, que são importantes na regulação do funcionamento do coração.

Magnésio e sua relação com o DNA. O magnésio é essencial para o funcionamento normal (e correto) do DNA, já que protege, por exemplo, as células dos processos relacionados com tumores, ao limitar a relação dos radicais livres sobre eles. Este mineral também é muito importante no processo de divisão celular e protege contra os efeitos da radiação e contaminação que sofremos todos os dias.

Contra as contrações musculares. Desta relação sabem muito aquelas pessoas que se dedicam a fazer esporte. Ao realizar exercício, perdemos magnésio através do suor (além de urina). Por isso, se torna indispensável a reposição de eletrólitos durante o exercício. Portanto, se você sofre cãibras e descartou que se devem a uma carência de potássio, cálcio ou sódio, revise seus níveis de magnésio.

Enxaqueca e insônia. A melatonina é um hormônio importante no organismo que entre suas diversas funções, influencia na regulação do sono. Se existe uma deficiência de magnésio podem ocorrer transtornos do sono, depressão e inclusive enxaquecas. Dica: se te custa conciliar o sono à noite, coma um pequeno pedaço de chocolate preto antes de dormir!

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