Você Quer Fortalecer Seu Corpo E Mente? Corra!

Numerosos estudos têm demonstrado que correr beneficia os músculos e o cérebro, dando como resultado uma melhor saúde e qualidade de vida. Neste artigo de Saúde Dicas, nós falamos dos benefícios deste exercício, que está ao alcance de todos...

Cabe dizer que é importante que, antes de realizar qualquer esporte você visite o médico para conhecer o seu estado de saúde geral, especialmente depois dos 30 anos de idade, e mais ainda se você nunca praticou algum esporte, se você tem obesidade ou alguma doença.

Até o momento não se conhece com exatidão a influência que o exercício tem sobre a acuidade mental, mas diversos estudos demonstram que há uma melhor circulação sanguínea e uma maior oxigenação do sangue que chega ao cérebro.

Anime-se a correr!

Você Quer Fortalecer Seu Corpo e Mente? Corra!

É um dos exercícios mais completos que podem ser realizados; para fazê-lo corretamente leve em conta as recomendações dos especialistas:

  • Use tênis (sapatos esportivos) que sejam flexíveis e deem um bom suporte.
  • Use roupas confortáveis e adequadas de acordo com o clima.
  • Realize um aquecimento e alongamento prévio.
  • Caminhe pouco a pouco e vá aumentando a velocidade.
  • Mantenha sua cabeça em posição erguida, ou seja, o queixo deve se manter paralelo ao chão.
  • Sua visão deve estar dirigida para o horizonte e apenas abaixe ocasionalmente por segurança.
  • Coloque os ombros para trás e para baixo, afastando-os das orelhas.
  • À medida que aumenta a velocidade os cotovelos devem ser mantidos próximos ao corpo.
  • Antes de começar e, ao concluir, é importante se hidratar bem.
  • Depois de correr é conveniente realizar uma sessão de alongamento, enquanto os músculos esfriam.

Leia também: "Aquecimento Antes de Correr: Como Aquecer E O Que Não Fazer".

Os benefícios de correr:

Alguns especialistas recomendam correr no mínimo pelo menos três vezes por semana, ou diariamente, para:

  • Melhorar a circulação.
  • Prevenir doenças cardiovasculares.
  • Reduzir o colesterol.
  • Manter uma pressão arterial estável.
  • Prevenir a obesidade.
  • Combater a insônia.
  • Reduzir a dor em pacientes com artrose.
  • Liberar o estresse e a ansiedade.
  • Prevenir a osteoporose.
  • Evitar a depressão.

Correr parece uma atividade física simples. No entanto, como em qualquer prática esportiva, se requer uma técnica adequada para evitar lesões e problemas em longo prazo, como tornozelos torcidos, tendinite no tendão de Aquiles, condropatia patelar (joelho de corredor), fascite plantar e incômodas bolhas.

Também é importante elaborar um programa pessoal para correr, em que se considerem elementos como estimular o sistema cardiorrespiratório ao trabalhar com um ritmo cardíaco mais acelerado, e fazer rotinas de treinamento que permitam desfrutar o esforço físico sem que seja intenso ou doloroso.

Lembre-se de que correr ou praticar de forma regular uma atividade física, junto com uma adequada alimentação, contribui para que as pessoas tenham uma vida mais saudável.

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