Como Proteger As Crianças Do Excesso De Sódio

Sabe-se que a população em geral ultrapassa amplamente o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de dois gramas diários de sódio, e entre os bebês também se observou um consumo excessivo, por isso não é difícil imaginar que as crianças que incluem uma maior variedade de alimentos em sua dieta, ultrapassem esta recomendação diária.

Por isso, hoje te contamos como proteger as crianças do excesso de sódio em sua dieta que não apenas poderia estar associado com um maior risco de sofrer doença cardiovascular, mas também a uma maior probabilidade de sofrer excesso de peso ou obesidade.

Dicas para evitar o excesso de sódio na dieta infantil:

Nos Estados Unidos, 90% das crianças entre 6 e 18 anos consomem uma grande quantidade de sódio, realidade que pode ser muito semelhante em nosso país, considerando que entre os adultos, o consumo é de cerca de 3,5 gramas por dia. Por isso, deixamos algumas recomendações para reduzir ou prevenir o excesso de sódio na dieta das crianças em idade escolar:

Como Proteger as Crianças do Excesso de Sódio

Mudar os cereais matinais que concentram muito sódio por cereais naturais como aveia, quinoa, arroz ou outros que podem ser misturados ou cozidos com leite ou outra bebida.

Reduzir a refeições fora de casa, já que as preparações que podemos obter em um restaurante sempre tem mais sal e, portanto, mais sódio do as que elaboramos em casa.

Limite o consumo de alimentos pré-cozidos ou processados​​, por exemplo, carnes, biscoitos, lanches comerciais, sopas prontas para consumir, sanduíches ou hambúrgueres.

Modere a utilização de temperos ao cozinhar ou para condimentar preparações, já que todas as opções costumam concentrar muito sódio em sua composição.

Encontre alternativas com menos sódio ou reduzidas em sódio observando o rótulo de bolachas, cereais ou queijos, por exemplo.

Escolha ingredientes frescos e naturais para a maioria dos pratos que cozinha para as crianças, de forma a evitar o excesso de sódio que deriva dos alimentos processados ​​e que constituem a principal fonte de sódio na nossa dieta.

Tente reduzir o sal adicionado às refeições para que o paladar das crianças se acostume a consumir menos sódio, utilizando em substituição, ervas, condimentos e várias especiarias.

Priorizar a ingestão de água ou, eventualmente, de sucos naturais, já as bebidas também podem adicionar sódio à dieta e proporcionar o excesso.

Com essas dicas e, acima de tudo, proporcionando uma dieta equilibrada e saudável, assim como dando o exemplo para os pequenos em casa com os nossos próprios hábitos como adultos, pais ou cuidador de crianças, podemos proteger a dieta infantil dos excessos de sódio.

Na atualidade, não é frequente controlar a pressão arterial em crianças, no entanto, muitos deles já possuem níveis elevados deste parâmetro, por isso que, reduzir o sódio que consumimos pode ser de muita ajuda para cuidar da sua saúde e para prevenir doenças futuras.

Proteger as crianças do excesso de sódio pode cuidar da sua saúde atual e futura e criar neles bons hábitos alimentares que perdurem ao longo do tempo para cuidar do seu organismo de muitas outras doenças. Portanto, lembre-se de considerar os conselhos dados acima quando oferecer alimentos ou elaborar pratos para as crianças do lar.

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