Hoje, a partir de nosso site de Saúde, vamos falar sobre os sintomas e como tratar a catarata.
A catarata ocorre quando existe uma acumulação opaca de proteínas danificadas no cristalino, o que faz com a visão se torne nublada. Isto evita que a luz passe com claridade através do cristalino, causando uma perda de visão. As novas células do cristalino se formam no exterior do mesmo e as mais antigas se compactam no centro da lente, dando origem a este tipo de condições oculares.
Sintomas da Catarata
Os sintomas da catarata são suaves para iluminar até que bloqueiam a luz de forma notável e pode incluir os seguintes efeitos:
- Visão turva e borrada em forma de neblina.
- Visão dupla como se fosse uma imagem sobreposta.
- Outro sintoma da catarata é que existem mudanças na forma que se percebe a cor porque o cristalino descolorido atua como um filtro.
- Mudanças repentinas na prescrição de óculos.
- Problemas para conduzir à noite, especialmente nos reflexos que produzem as luzes dos carros à frente.
- Outro sintoma da catarata é ter problemas com o brilho durante o dia.
- Existe uma miopia progressiva em pessoas mais velhas, conhecida como segunda visão, porque é possível que não sejam necessários óculos de leitura.
Tratamentos Para Catarata
Em relação ao tratamento de cataratas, destacamos o seguinte:
- Quando existe catarata, a visão pode ser corrigida a um nível aceitável, com uma mudança de prescrição das lentes, incluindo lentes bifocais, o que elimina a necessidade de uma cirurgia nesse momento.
- Se a perda de visão não pode ser corrigida com óculos novos e a catarata interfere com a vida diária do paciente, é possível tratar a catarata com cirurgia, que consiste em extrair o cristalino opaco e substituí-lo por um artificial.
Leia também: "Remédios Caseiros Para Catarata".
O tratamento de catarata com cirurgia é geralmente realizado de forma ambulatorial e é muito bem sucedido na restauração da visão, sendo uma das cirurgias mais comuns.
Não se sabe precisamente a causa exata da catarata e não existe nenhum método comprovado para impedi-las, mas devido à catarata e outras doenças, tais como o glaucoma serem comuns em adultos mais velhos é importante examinar os olhos com regularidade.