Nove de cada dez adultos passam mais de duas horas por dia usando um dispositivo digital. Seja para trabalhar ou jogar, o uso de computadores, celulares, tablets e e-books, passar muito tempo na frente das telas pode acabar provocando um efeito prejudicial para os olhos.

É o que se conhece como fadiga visual digital.

O que é a Fadiga Visual Digital?

A fadiga visual digital é um desconforto que costuma aparecer depois de passar duas horas ou mais na frente de uma tela digital, incluindo computadores, tablets, e-books e telefones celulares.

Em média, uma pessoa pisca aproximadamente 18 vezes por minuto, o que permite manter a umidade nos olhos. Quando passamos muito tempo na frente de uma tela, a taxa de piscar é reduzida, o que tem como resultado o ressecamento, coceira e/ou ardência nos olhos.

Dor de cabeça, dor nos olhos, vermelhidão, lacrimejar, visão dupla e perda de concentração também estão associados à fadiga visual digital.

Como Prevenir a Fadiga Ocular Digital

Mantenha a Tela À Certa Distância

Recomenda-se que a tela do computador esteja a cerca de 58 – 63 cm dos olhos. Uma forma de saber qual distância é a correta é colocar um braço estendido até tocar a tela do computador.

Como Evitar que a Leitura Eletrônica Danifique a Nossa Visão

Os telefones celulares e os tablets devem ser mantidos a cerca de 40 a 45 centímetros dos olhos.

Faça Pausas a Cada 20 Minutos

A cada 20 minutos, concentre sua visão durante alguns segundos até um ponto distante. Isso permite que os músculos oculares relaxem.

Coloque a Tela Afastada dos Reflexos

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Use Óculos Especiais

A indústria óptica tem desenvolvido lentes que limitam a quantidade de luz azul que penetra nos olhos e que previnem fadiga da visão causada pelo uso prolongado das telas.

Mantenha o Monitor Brilhante

Um monitor brilhante faz com que a pupila se contraia, o que permite uma maior amplitude de foco. Isso reduz a necessidade de que o olho tenha que se acomodar, por isso conseguiremos trabalhar mais tempo com mais conforto.

Aumente a luz

Não ter a luz acesa quando se utiliza uma tela aumenta a tensão nos olhos. Evite usar dispositivos com tela escura, incluindo a televisão.

Revise a sua Visão

A visão e a saúde ocular mudam ao longo do tempo. Os óculos graduados que funcionavam bem há três anos, talvez agora não sejam os corretos.