Você já reparou que toda vez que você ingere o café tem uma terrível azia, mas quando você deixa de tomá-lo, em seguida, sofre de dor de cabeça. O que significa isso?

É importante observar que o alcaloide do café, do chá, da Coca-Cola e do chocolate, consegue gerar o vício.

Por essa razão, quando se reduz certa quantidade de cafeína ou, de repente, se interrompe abruptamente, você pode sentir sintomas de abstinência, tais como dores de cabeça, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração e fadiga.

Pessoas com úlceras, azia, incontinência urinária, com dificuldade para dormir, ansiedade ou que sofrem de nervosismo, devem reduzir o consumo de bebidas com cafeína para evitar agravar sua condição, mas quanto deve ser reduzido?

Remédios Caseiros Para Abstinência à Cafeína

Se o médico pediu para reduzir a quantidade mínima diária ou simplesmente eliminá-la completamente, existem certos remédios e dicas para os desconfortos da síndrome de abstinência à cafeína, sejam eles mais leves, ou inclusive se você não se sente absolutamente bem.

Remédios Caseiros Que Auxiliam a Abstinência de Cafeína

Geleia Real

Tome 2 colheres diárias de geleia real. Este é um remédio energético e restaurador.

Batido Energético

Coloque em um liquidificador 25 mirtilos previamente lavados, 1 maçã em pedaços e 1 fatia de abacaxi com 1/2 xícara de água. Misture por alguns instantes e tome diariamente, durante as manhãs. Este é um suco energético ideal para aquelas pessoas que sentem fadiga devido à redução ou ausência de cafeína.

Coloque 1 banana picada em um liquidificador juntamente com um copo de iogurte natural desnatado. Misture brevemente. Tome diariamente, pela manhã. Este remédio, como os anteriores, fornece a energia e o impulso necessário para realizar tarefas diárias, que podem vir a faltar quando você remove a cafeína da sua dieta.

Dicas Para Aliviar Abstinência a Cafeína

Diminuir Gradualmente

Corte toda a semana, uns 25% da quantidade de cafeína ingerida regularmente. Este método, com o tempo, vai te permitir eliminar a cafeína totalmente da sua dieta habitual sem produzir qualquer desconforto, porque o organismo terá se acostumado.

Comer

Coma algumas bolachas em vez de tomar um café expresso. Não pense que a queda de energia é unicamente devido à falta de cafeína, mas também pode ser uma baixa de açúcar no sangue. Por isso, recomenda-se que em vez de encher-se de cafeína, deve-se comer alguma coisa, pão, uma laranja ou um punhado de passas, de modo que o nível do açúcar suba e não se sinta cansado ou letárgico.

Fazer Caminhadas

A redução da quantidade de cafeína pode ser difícil, já que muitas pessoas querem um estimulante para suportar as tarefas diárias. Portanto, recomendamos uma caminhada de 20 minutos por dia para obter esse impulso que ajuda você a seguir adiante.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.