Há uma grande confusão sobre se o hipotireoidismo engorda ou emagrece. São duas palavras parecidas para expressar duas formas de comportamento da tireoide. Isso faz com que muitas pessoas acreditem que a tireoide engorda e não é assim, mas quando funciona mau faz com que o seu corpo não assimile corretamente a energia dos alimentos, ou seja, altera o seu metabolismo. Isso produz mudanças em você, mas o hipertireoidismo emagrece ou engorda? E o que acontece com o hipotireoidismo? Bem, vejamos...

Diferenças Entre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo:

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo não são a mesma coisa. Cada um tem suas causas e consequências.

O Hipotireoidismo Engorda ou Emagrece?

No hipotireoidismo, o seu organismo tem deficiência dos hormônios da tireoide, enquanto que no hipertireoidismo têm um excesso destes hormônios.

As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doenças autoimunes, eliminação da tireoide em operação e tratamentos radioativos. Enquanto que as causas do hipertiroidismo são: bócio tóxico, doença de Graves, uma infecção viral chamada tireoidite ou depois do parto. Estas duas últimas produzem um hipertireoidismo chamado de "temporário". Uma das causas mais comuns de hipertiroidismo também é o consumo excessivo de um hormônio da tireoide em comprimidos (tireotoxicose artificial).

Mas a principal diferença que costumamos fazer entre essas duas doenças é que uma te faz
perder peso e a outra ganhar, mas qual é qual?

O Hipotireoidismo Engorda?

A resposta é muito simples: o hipotireoidismo faz com que o seu organismo, ou melhor, o seu metabolismo funcione mais lentamente, o que provoca um aumento de peso. Por outro lado, o hipertireoidismo faz com que o seu metabolismo acelere, provocando perda de peso. Assim, o hipertireoidismo engorda? A resposta é não, mas o hipotireoidismo, sim.

Então, se você alguma vez pensou "quero perder peso, mas não posso" pode ser devido a um possível caso de hipotireoidismo. Isso não é tudo que você pode saber sobre os tipos de tireoide, mas a coisa mais importante.

Leia também: “Hipotireoidismo - O Que é e Quais Alimentos Posso Comer Com Hipotireoidismo”.

Hipotireoidismo e a Perda de Peso:

O tratamento para o hipotireoidismo é muito abrangente, já que não é possível curá-lo, deve-se controlar e para isso é necessário consultar um especialista em tireoide que te recomende o passo a passo do que fazer para lidar com este problema.

Este certamente te recomendará uma dieta com alimentos permitidos e outros proibidos ou restritos que afetam a sua tireoide.

Leia também: “Suco Para Emagrecer e Tratar Hipertireoidismo”.

Sintomas de Hipotireoidismo:

Esta doença pode ser confundida com outras por sua variedade de sintomas, por isso você sempre deve consultar um especialista que realize os estudos correspondentes para confirmar. No entanto, é bom conhecer os principais sintomas do hipotireoidismo para estar alerta e começar a tratá-lo o mais rápido possível.

  • Calafrios diários.
  • Mudanças de humor, apatia.
  • Aumento de peso inexplicável.
  • Dores ósseas e musculares.
  • Unhas mais frágeis e grossas.
  • Redução do pulso cardíaco.

Estas são apenas algumas das consequências do hipotireoidismo, mas podem variar em cada pessoa e você pode sofrer outros sintomas que não estão presentes nesta lista. Podem aparecer lentamente ou sofrê-los em conjunto quase sem se dar conta. É importante estar atento para detectar mediante um exame de tireoide, se é esse o problema que te aflige ou se é outro que você ainda desconhece.

Perder peso com hipotireoidismo não é uma tarefa fácil e, geralmente, provoca muitas decepções naqueles que sofrem com este problema. Mas não desanime, com muito esforço e dedicação você pode conseguir grandes mudanças.

Como Controlar a Tireoide Alterada com Remédios Caseiros:

Apenas dos avanços médicos, ainda não é possível afirmar que a tireoide tem cura, embora seja conseguido o que muitos anseiam. No entanto, sim existem alguns remédios que podem te ajudar a controlar a tireoide alterada.

Remédio de gengibre. Graças ao seu conteúdo de gingerol, esta raiz tem um efeito positivo sobre a função da tireoide. E não devemos esquecer que também reduz a inflamação e contém minerais muito benéficos para o seu organismo.

Remédio de pepino. Este vegetal é altamente recomendado para eliminar líquidos, um dos principais problemas causados por esta doença.

Ingredientes:

  • 3 limões descascados e cortados em quartos.
  • 1 pepino descascado e cortado em rodelas.
  • 2 colheres de chá de spirulina em pó.

Preparação: Coloque os limões e o pepino em um liquidificador. Adicione a spirulina, misture bem para que fique uma mistura homogênea. Se você desejar, pode adicionar gelo picado ou meio copo de água.

Remédio de spirulina. Um dos principais benefícios da spirulina é que contém iodo e proteínas, ambos recomendados para perder peso em casos de hipotireoidismo.

Você sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo?