O sexo anal é talvez um dos maiores tabus que existem em relação ao sexo. Muitas pessoas o julgam e associam apenas com o sexo entre homossexuais. No entanto, muitos casais heterossexuais também praticam a estimulação anal em sua vida sexual. Na verdade, alguns o utilizam para evitar uma gravidez indesejada. Em Saúde Dicas te contamos o que é o sexo anal e quais são os riscos que traz para a saúde.

Qualquer um pensaria que o ânus é a parte menos atraente do corpo. Por ali saem os resíduos do intestino e não é algo que, à primeira vista possa parecer excitante. No entanto, quando se trata de sexualidade, o ânus é também protagonista na vida de muitos casais. Para alguns, fazer sexo anal é uma maneira de experimentar e outros acham que é realmente prazeroso. Pode ser que alguns casais tenham tentado por ter desejos de inovar em sua vida sexual, e não tenham gostado. Mas como dizem por ai, "pelo menos tentaram".

Sexo Anal: Riscos e Precauções Que Você Deve Tomar

O sexo anal envolve a estimulação manual, oral ou a penetração anal. Quando um homem insere seu pênis no ânus da sua parceira, pode ser prazeroso, mas também pode causar desconforto ao casal, e inclusive dor. O músculo que se encontra no reto é puxado diante da estimulação, o que faz com que, mesmo que o pênis seja introduzido suave e lentamente, cause incômodo. Se a penetração do ânus se faz de maneira forçada, pode provocar ferimentos. Por isso, é aconselhável a utilização de um lubrificante para evitar causar ferimentos.

O sexo anal, como mencionado no início, é talvez a prática sexual que mais duramente se julga. A religião diz que vai contra a natureza e muitas pessoas consideram como algo "sujo" ou inadequado. Mas não estamos aqui para emitir julgamentos nem morais nem religiosos, mas para explicar do que se trata esta outra expressão da sexualidade, que existe, como o sexo oral ou o sexo vaginal.

Leia também: "A Super-Bactéria do Sexo: Outra Razão Para Praticar o Sexo Seguro".

Quais são os riscos do sexo anal e quais precauções você deve tomar se vai praticá-lo:

  • Para prevenir infecções, evitar ter penetração vaginal ou sexo oral depois que o seu parceiro tenha retirado o pênis do seu ânus. No ânus se encontram bactérias que são perigosas se entram na vagina e na boca. O melhor é usar um preservativo ou lavar bem o pênis antes de tocar outras áreas.
  • Use um lubrificante para facilitar a penetração. O sexo anal envolve fricções que poderiam causar rasgos dentro da cavidade anal e romper as delicadas membranas. No mercado podemos encontrar diferentes tipos de lubrificantes para isso. Nunca use aqueles feitos a base de óleo, como óleo de bebê.
  • O sexo anal é um fator de risco para contrair as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, vírus que causa a AIDS, é frequentemente transmitido através do sexo por penetração anal. E mais: o risco de transmissão por esta via é muito maior do que pelo sexo vaginal. Por isso, se você decidir fazer sexo anal, faça-o sempre com um preservativo de látex para reduzir o risco de contrair HIV e outras DSTs.

Se você tiver dúvidas sobre sexo anal, tire-as e consulte o seu médico.

Se você não está confortável com esta prática, converse com seu parceiro. O sexo idealmente deve ser prazeroso para ambas as pessoas envolvidas. Se, pelo contrário você desfruta, faça-o tomando as precauções necessárias para não prejudicar a sua saúde.