A síndrome do ovário policístico é uma condição médica que ocorre em mulheres. Ela afeta os níveis hormonais e provoca a formação de pequenos cistos nos ovários. Se não tratada, pode levar a diabetes, infertilidade, doenças cardíacas e câncer de útero em alguns casos. Embora haja muita informação disponível sobre a síndrome do ovário policístico, sua causa exata ainda permanece desconhecida, mas está principalmente atribuída ao histórico familiar.

Os sintomas mais comuns da síndrome do ovário policístico são períodos irregulares ou nenhuma menstruação. Outros sintomas da síndrome do ovário policístico que ocorrem durante um período de tempo são o crescimento excessivo de pelos no corpo e no rosto, aumento de peso, infertilidade e acne.

Dieta Para o Controle da Síndrome do Ovário Policístico

As mulheres diagnosticadas com síndrome do ovário policístico tendem a ter níveis mais elevados do que o normal de insulina. A função básica da insulina é converter o conteúdo de açúcar em nosso corpo para obter energia. Níveis mais elevados de insulina fazem com que os ovários produzam andrógenos excessivos, como a testosterona, que por sua vez leva a acne, aumento de pelos no corpo e queda de cabelo.

A boa notícia é que esse problema pode ser controlado, com uma dieta adequada e exercícios físicos regulares, se não curado permanentemente. Vamos dar uma olhada no plano de dieta para a síndrome do ovário policístico que lista os alimentos que podem ser consumidos.

Dieta Indicada Para Controle de Ovário Policístico:

Abundância de frutas e vegetais. Um plano de dieta ideal para síndrome do ovário policístico deve incluir muitas frutas e vegetais. Como frutas e vegetais são ricos em fibras, são essenciais para combater a resistência à insulina, pois a fibra retarda a absorção do açúcar. Alguns exemplos de alimentos incluem:

• Vegetais, como espinafre, brócolis, couve-flor, feijão, lentilha, pimentão verde e vermelho, compõem uma excelente fonte de fibra.

• As frutas são uma rica fonte de fibra, vitaminas, minerais que podem ser tomadas como parte da dieta para essa síndrome. Frutas que são de baixo índice glicêmico (que poderia afetar os níveis de glicose no sangue de uma pessoa) são a escolha mais saudável, estas incluem uva, maçã, kiwi, goiaba, melancia, pera e laranja.

É sempre melhor consumir a fruta fresca, evitando sucos, principalmente os comprados, que têm alto teor de açúcar. E se você tem um desejo por comer açúcar, as frutas são uma opção muito mais saudável.

Carnes magras. Um plano de dieta para a síndrome do ovário policístico deve incluir carne magra que é uma grande fonte de proteína e carboidratos livres. A proteína ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Outros alimentos ricos em proteínas que você pode incluir são ovos, peixe, tofu, abacate, nozes.

Gorduras saudáveis. As gorduras saturadas ou trans que normalmente são encontradas nos produtos lácteos e na carne vermelha contribuem para a resistência à insulina e devem ser completamente evitadas. Alimentos processados, alimentos gordurosos, margarina ou manteiga também devem ficar de fora. No entanto, nessa dieta você deve garantir que seu corpo obtenha a gordura certa, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que são encontrados no azeite de oliva, abacate, peixe oleoso, linhaça e nozes.

Leia também: "Síndrome do Ovário Policístico: O Que É, Causas, Sintomas e Tratamento".

Recomendações:

• Um plano de dieta eficaz para a síndrome do ovário policístico deve eliminar completamente alimentos processados e​​ grãos refinados. Mude para grãos integrais, pão de trigo integral, massa de trigo integral, etc.

• Certifique-se de que suas refeições sejam bem distribuídas durante o dia com pequenas porções. Não fique com fome por um longo período de tempo, pois isso pode resultar em excessos.

• Combine seus carboidratos com proteínas ou com gorduras saudáveis. Não consuma carboidratos sozinhos. Faça mudanças em seu estilo de vida, incluindo o hábito de se exercitar. As atividades físicas devem ser prioritárias. Esteja ciente do que você come. Não coma nada sem saber o seu conteúdo para evitar problemas.