O picolinato de cromo é um suplemento dietético a base de um mineral, como é o cromo. Este desempenha uma função na metabolização dos alimentos, regulando a quantidade de glicose no sangue. Portanto, contribui com a insulina para um melhor aproveitamento do açúcar.

Leia também: “Sibutramina: Benefícios e Contraindicações”.

Picolinato de Cromo: Para Que Serve?

O picolinato de cromo é indicado nos casos de diabetes, resistência a insulina, tolerância anormal à glicose e prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, também tem sido estudada sua utilização para hipercolesterolemia, sobrepeso e obesidade.

Dosagem Recomendada do Picolinato de Cromo

  • Crianças: entre 11 a 15 mcg.
  • Mulheres: entre 20 a 25 mcg.
  • Homens: entre 25 a 35 mcg.
Picolinato de Cromo: Para Que Serve, Dosagem e Contraindicações

De acordo com várias investigações, a dose segura de consumo de cromo seria entre 50 a 200 mcg/dia. Superadas essas quantias poderiam se apresentar efeitos colaterais.

No entanto, se consumido em doses seguras não deveria apresentar efeitos secundários. Existem casos nos quais se ultrapassa esses números e se apresentam danos hepáticos, renais e medula óssea.

Leia também: "L-carnitina: O Que É, Para Que Serve e Contraindicações".

Picolinato de Cromo: Quais São Suas Contraindicações

Em qualquer caso, o picolinato de cromo é contraindicado nas seguintes circunstâncias.

  • Na insuficiência hepática ou renal. Encontra-se contraindicado em pacientes que apresentam insuficiência hepática e renal.
  • Na gravidez e lactação. Não foi estabelecida uma dose segura máxima para as mulheres grávidas e lactantes, portanto, seu consumo deve ser supervisionado por um médico.

Picolinato de Cromo: Interações

O picolinato de cromo interage com outros medicamentos, tais como:

  • Antiácidos.
  • Corticosteroides.
  • Hipoglicemiantes orais.
  • Bloqueadores B.

Não há nenhuma evidência científica para relatar casos de dores nas articulações em pessoas que tenham tomado picolinato de cromo, mas se os sintomas persistem é necessário recorrer ao médico.

Como todo medicamento ou suplemento dietético é necessário a consulta prévia com o médico.

Suplemento de Picolinato de Cromo: Tudo o Que Você Precisa Saber:

Você gostaria de ter mais informações sobre o picolinato de cromo? A seguir trazemos algumas informações que você precisa conhecer para consumi-lo com seguranças e sem riscos.

  • É verdade que o picolinato ajuda a emagrecer? A este respeito não existe um total acordo, mas existem prós e contras sobre os supostos efeitos de emagrecimento do picolinato de cromo.
  • Contraindicações do picolinato se você teve hepatite. Por outro lado, se você já teve hepatite não é conveniente que o consuma, já que poderia afetar o seu fígado. Leve isso em consideração e consulte o seu médico.

Você já consumiu o picolinato de cromo?