Diversas condições e doenças como artrite, asma, problemas renais, choque, alergias, doenças do coração e até mesmo câncer podem causar uma inflamação em uma determinada parte do corpo.

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A dor aguda ou crônica acompanha a inflamação. Geralmente, para evitar a dor causada pela inflamação, as pessoas consomem medicamentos que apresentam efeitos colaterais graves; sendo um deles as úlceras estomacais.

Felizmente, existem muitas ervas, especiarias e plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, as quais constituem excelentes alternativas naturais. Aqui estão algumas delas:

Plantas anti-inflamatórias

Arnica

Usada para tratar o inchaço e a inflamação causada por choques e torções, entre outros. As suas propriedades anti-inflamatórias se devem principalmente à presença de helenalina e di-hidronaftalina nesta erva. Assim que um ocorre um golpe, deve-se aplicar sobre a área afetada com panos embebidos em arnica, que não apenas neutraliza a dor e a inflamação, mas também o possível aparecimento de um hematoma.

Anti-inflamatórios Naturais

Cúrcuma

Este tempero indiano contém curcumina, o qual possui propriedades anti-inflamatórias, como mostrado por vários estudos clínicos. No entanto, os seus benefícios são apreciados passados alguns meses. Se tomado junto com a bromelina (potente enzima anti-inflamatória encontrada no abacaxi) se consegue um eficaz remédio natural para combater a dor aguda causada pela síndrome do túnel do carpo ou artrite, é contraindicada em casos de obstrução das vias biliares, já que aumenta a secreção biliar.

Pimenta Caiena ou Malagueta

Contém “capsaicina” ingrediente que traz o sabor picante a este tipo de pimenta, o qual possui reconhecidos efeitos anti-inflamatórios.

Camomila

As flores secas são empregadas por suas propriedades sedativas e espasmolíticas, bem como a sua ação anti-inflamatória. É tomada na forma de infusão, extrato.

Alcaçuz

Contém glicirrizina que apresenta uma atividade anti-inflamatória e protetora contra os tumores. Toma-se a raiz cortada ou em pó.

Espirulina

É uma alga de água doce que provém das áreas tropicais e que, por seu alto teor de antioxidantes, protege contra os radicais livres e também tem ação anti-inflamatória.

Gengibre

Essa raiz tem sido usada há séculos na medicina aiurvédica da Índia como um tratamento eficaz contra a artrite. É muito benéfica para o organismo, especialmente por sua eficaz ação anti-inflamatória. Basta tomar meia colher de chá de gengibre em pó ou inteira diariamente de preferência misturada, por exemplo, em uma salada.

Noni

Esta planta é nativa das Ilhas do Pacífico Sul e tem sido usada para fins medicinais há milhares de anos. De acordo com a investigação sobre as propriedades do fruto desta árvore, o seu poder regenerador está associado à presença de xeronina, um alcaloide que trabalha a nível celular, fortalece o sistema imunológico e alivia os sintomas da artrite, osteoartrite, artrite reumatoide e a gota.

Canela

Alguma vez foi mais citada que o ouro; a canela é uma das especiarias mais antigas que conhece a humanidade. As pesquisas têm demonstrado que a canela não apenas reduz a inflamação, mas também combate as bactérias, regula os níveis de açúcar no sangue e melhora várias funções cerebrais.

Sementes de Erva-Doce

Podem ser consumidas como um chá ou adicionadas inteiras nas refeições. São muito eficazes para aliviar a inflamação intestinal.

Alimentos Anti-inflamatórios

Cerejas

Não apenas esta é uma das fontes mais ricas de antioxidantes que se conhece, mas também é um poderoso anti-inflamatório. Uma nova pesquisa sugere que as cerejas são capazes de aliviar a dor associada com gota e artrite; Eles também podem reduzir a dor articular e muscular induzida pelo exercício.

Cebola

A cebola tem uma grande quantidade de compostos que possui enxofre, que são responsáveis pelo seu forte cheiro e também estão associados com muitos dos seus benefícios para a saúde. Entre eles se incluem sua capacidade para inibir a inflamação e reduzir o colesterol.

Nozes

As nozes são um dos frutos secos mais saudáveis que você pode consumir. Estão carregadas com gorduras saudáveis como ômega-3, tem mais antioxidantes do que os pistaches, amêndoas e avelãs, e, obviamente, também possuem compostos anti-inflamatórios, razão pela qual esta fruta está nesta lista.

Abacaxi

Esta fruta tropical possui uma enzima conhecida bromelina, útil para o tratamento de lesões musculares, como entorses e distensões. De acordo com um estudo recente, esta enzima poderia ajudar a melhorar a digestão e também as dores e desconfortos associados com a artrite reumatoide.

Cenoura

A clássica cenoura laranja é rica em carotenoides, um grupo de fitoquímico, conhecido por sua capacidade para melhorar o sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Rochester Medical Center, também tem propriedades anti-inflamatórias. Uma salada de cenoura é perfeita para acompanhar quase todas as refeições, por isso não há desculpa para não consumi-la.

Espinafre

O espinafre contém luteína (relacionada com a vitamina A e o betacaroteno), ferro, vitamina K e ácido fólico, é baixo em calorias e seu consumo tem sido associado com uma redução na degeneração macular.

Morangos

Os morangos são ricos em antioxidantes e vitamina C, além de outras vitaminas e minerais. Tem poderes anti-inflamatórios como outros alimentos.

Abacate

O abacate, que contém gorduras monoinsaturadas (que são ótimas para o coração). É rico em potássio, fibras, vitaminas C, A, B e E e em magnésio e pobre em sódio.

Mamão

O mamão possui um alto teor de papaína, substância que além de minimizar a inflamação do intestino, também favorece a pele.

Vinagre de Maçã

Tanto se for utilizado em saladas ou bebida uma colher de sopa diluída em água na parte da manhã, o vinagre de maçã pode ser excelente para o sistema digestivo e combater a inflamação.

Quantos destes alimentos estão incluídos em sua dieta? Esperamos seu comentário!