A tiamina é uma vitamina, mais conhecida como vitamina B1. A vitamina B1 é encontrada em muitos alimentos, incluindo levedura, cereais, feijão, frutos secos e carne.
É frequente usada em combinação com outras vitaminas do complexo B.
Para Que Serve a Tiamina
As pessoas tomam tiamina para condições relacionadas a baixos níveis de tiamina, incluindo beribéri e neurite associada à pelagra ou à gravidez.
A tiamina também é usada para problemas digestivos, incluindo falta de apetite, colite ulcerativa e diarreia contínua.
A Tiamina também é usada para AIDS e estimula o sistema imunológico, dores diabéticas, doenças cardíacas, alcoolismo, síndrome cerebelar, aftas, problemas de visão como catarata e glaucoma, enjoo e para melhorar o desempenho atlético.
Outros usos incluem a prevenção de câncer do colo do útero e a progressão de doença renal em pacientes com diabetes tipo 2.
Algumas pessoas usam tiamina para melhorar as habilidades de aprendizagem, memória, aumento de energia, diminuir o estresse.
Composição da Tiamina
Cada comprimido revestido contém:
- cloridrato de tiamina (Vitamina B1): 353,22mg (50000%)* (equivalente a 300mg de tiamina)
- excipientes q.s.p.: (povidona, estearato de magnésio, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila, talco, dióxido de titânio, trietilcitrato, silicona, polissorbato 80, macrogol e hidróxido de sódio.
(*) Teor percentual do componente na posologia máxima indicada na bula (2 comprimidos
revestidos) relativo à Ingestão Mínima Diária Recomendada.
Como Tomar Tiamina
A dosagem deve ser indicada pelo seu médico, geralmente para adultos com níveis baixos de tiamina no organismo, a dose recomendada é de 5 a 30 mg diários em dose única ou em doses divididas por um mês.
Como suplementação de tiamina em adultos, a dosagem geralmente é de 1,2 mg de tiamina por dia.
A dose comum para deficiência severa pode ser até de 300 mg por dia.
Qualquer dúvida consulte o seu médico.
Contraindicação da Tiamina
Esse medicamento não é recomendo para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes descritos em sua composição.
Efeitos Colaterais da Tiamina
A tiamina é segura quando tomada por via oral em quantidades apropriadas, embora tenham ocorrido reações alérgicas raras e irritação da pele.
Também é segura quando administrada por via intravenosa por um profissional da saúde.