A tiamina é uma vitamina, mais conhecida como vitamina B1. A vitamina B1 é encontrada em muitos alimentos, incluindo levedura, cereais, feijão, frutos secos e carne.

É frequente usada em combinação com outras vitaminas do complexo B.

Para Que Serve a Tiamina

As pessoas tomam tiamina para condições relacionadas a baixos níveis de tiamina, incluindo beribéri e neurite associada à pelagra ou à gravidez.

A tiamina também é usada para problemas digestivos, incluindo falta de apetite, colite ulcerativa e diarreia contínua.

A Tiamina também é usada para AIDS e estimula o sistema imunológico, dores diabéticas, doenças cardíacas, alcoolismo, síndrome cerebelar, aftas, problemas de visão como catarata e glaucoma, enjoo e para melhorar o desempenho atlético.

Outros usos incluem a prevenção de câncer do colo do útero e a progressão de doença renal em pacientes com diabetes tipo 2.

Algumas pessoas usam tiamina para melhorar as habilidades de aprendizagem, memória, aumento de energia, diminuir o estresse.

Como Tomar Tiamina

A dosagem deve ser indicada pelo seu médico, geralmente para adultos com níveis baixos de tiamina no organismo, a dose recomendada é de 5 a 30 mg diários em dose única ou em doses divididas por um mês.

Como suplementação de tiamina em adultos, a dosagem geralmente é de 1,2 mg de tiamina por dia.

A dose comum para deficiência severa pode ser até de 300 mg por dia.

Qualquer dúvida consulte o seu médico.

Efeitos Colaterais da Tiamina

A tiamina é segura quando tomada por via oral em quantidades apropriadas, embora tenham ocorrido reações alérgicas raras e irritação da pele.

Também é segura quando administrada por via intravenosa por um profissional da saúde.