A tiamina é uma vitamina, mais conhecida como vitamina B1. A vitamina B1 é encontrada em muitos alimentos, incluindo levedura, cereais, feijão, frutos secos e carne.

É frequente usada em combinação com outras vitaminas do complexo B.

Para Que Serve a Tiamina

As pessoas tomam tiamina para condições relacionadas a baixos níveis de tiamina, incluindo beribéri e neurite associada à pelagra ou à gravidez.

A tiamina também é usada para problemas digestivos, incluindo falta de apetite, colite ulcerativa e diarreia contínua.

A Tiamina também é usada para AIDS e estimula o sistema imunológico, dores diabéticas, doenças cardíacas, alcoolismo, síndrome cerebelar, aftas, problemas de visão como catarata e glaucoma, enjoo e para melhorar o desempenho atlético.

Tiamina: Para Que Serve e Como Usar

Outros usos incluem a prevenção de câncer do colo do útero e a progressão de doença renal em pacientes com diabetes tipo 2.

Algumas pessoas usam tiamina para melhorar as habilidades de aprendizagem, memória, aumento de energia, diminuir o estresse.

Como Tomar Tiamina

A dosagem deve ser indicada pelo seu médico, geralmente para adultos com níveis baixos de tiamina no organismo, a dose recomendada é de 5 a 30 mg diários em dose única ou em doses divididas por um mês.

Como suplementação de tiamina em adultos, a dosagem geralmente é de 1,2 mg de tiamina por dia.

A dose comum para deficiência severa pode ser até de 300 mg por dia.

Qualquer dúvida consulte o seu médico.

Efeitos Colaterais da Tiamina

A tiamina é segura quando tomada por via oral em quantidades apropriadas, embora tenham ocorrido reações alérgicas raras e irritação da pele.

Também é segura quando administrada por via intravenosa por um profissional da saúde.

Cíntia Carvalho Farmacêutica

Cíntia Carvalho
Farmacêutica
Cíntia Carvalho, Farmacêutica Generalista formada pela Faculdade Pindamonhangaba em 2008, com registro no Conselho Regional de Farmácia CRF 46389.