O metronidazol pertence a uma classe de medicamentos chamados antimicrobianos. Sua ação é para parar o crescimento de bactérias.

Metronidazol Creme Vaginal: Para Que Serve?

O metronidazol é utilizado para tratar certas infecções da vagina. É indicado para o tratamento de vaginite, geralmente causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Composição do Metronidazol Creme Vaginal

Cada 5 gramas do creme vaginal contém:

  • metronidazol: 500mg
  • Excipiente q.s.p: 5g
  • Excipientes: água de osmose reversa, ácido cítrico, carmelose sódica, metilparabeno e propilparabeno.
    • Como Usar o Metronidazol Creme Vaginal

      Este medicamento é apenas para uso vaginal. Não tome por via oral ou aplique em outras áreas do corpo. Siga as instruções da bula do medicamento. Lave as mãos antes e depois de usá-lo. Coloque o aplicador ao tubo da pomada e aperte o tubo suavemente para encher o aplicador. Agache, insira a extremidade do aplicador de modo que ele penetre na vagina e empurre a válvula para que a pomada ou gel entre na vagina. Em seguida retire o aplicador com cuidado. Lave o aplicador completamente com água quente e sabão. Para ajudar a curar completamente sua infecção é muito importante continuar o uso deste medicamento durante todo o tempo de tratamento estipulado pelo médico, mesmo que os sintomas comecem a desaparecer após alguns dias. Se parar de utilizar este medicamento antes do tempo indicado os sintomas podem voltar e a infecção pode se tornar resicstente a uma serie de bactérias tornando muito mais difícil de curar completamente. Não deixe de aplicar nenhuma dose.

      Além disso, a utilização deste medicamento no tratamento mesmo no período menstrual. Se você esquecer de utilizar alguma vez, assim que se lembrar deve aplicar mais rápido possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e retome seu esquema de aplicações regularmente.

      Fale com seu pediatra para saber mais sobre o uso desse medicamento em crianças. Pode exigir atenção especial.

      Precauções ao Usar Metronidazol Pomada Vaginal

      Certifique que não tenha alergia a nenhum composto desse medicamento(Metronidazol pomada). Medicamentos vaginais geralmente vazam para fora da vagina durante o tratamento. Use um absorvente para que ele não suje a roupa. Não use absorventes internos, pois eles podem absorver o medicamento.

      Se os sintomas não melhorarem dentro de alguns dias ou se agravarem, consulte o seu médico. Não consumir álcool ou usar outras medicações contendo álcool durante o uso do Metronidazol pomada, pelo menos um dia após o término do tratamento. A pomada Metronidazol pode causar alguns efeitos colaterais como tonturas.

      Também são necessários bons hábitos de saúde para ajudar a curar completamente sua infecção e para ajudar a garantir que não haja retorno. Usar roupas íntimas de algodão em vez de roupas íntimas sintéticas. Não ter relações sexuais enquanto estiver usando este medicamento.

      Ter relações sexuais pode reduzir o poder da medicina devido o contato do esperma ou do lubrificante do preservativo com o medicamento além do que no momento da penetração parte do creme que foi inserido na vagina pode extravasar diminuindo em muito a quantidade de pomada que é necessária para o efeito esperado.

      Além disso, este medicamento contém óleos que podem enfraquecer os preservativos ou diafragma. levando-os a não funcionar corretamente para evitar a gravidez. Muitas das infecções da vagina (por exemplo, tricomoníase) são transmitidas durante as relações sexuais. Você pode transmitir a infecção a seu parceiro sexual e seu parceiro pode passar a infecção de volta para você mais tarde.

      Parceiro sexual pode também precisar ser tratado por algumas infecções. Seu parceiro deve usar preservativo durante as relações sexuais para garantir que a infecção não se alastre.

      Efeitos Colaterais do Metronidazol Creme Vaginal

      Procure atendimento médico se tiver sintomas de reação alérgica: urticária, dificuldade de respirar, inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.

      Efeitos secundários graves mas raros podem incluir:

      • Convulsões
      • dormência, ardor, dor ou formigamento nas mãos ou pés

      Procure seu médico se você tiver sintomas vaginais novos ou piores. Os efeitos colaterais podem incluir:

      • Secreções ardentes ou vaginais
      • dor menstrual
      • dor mamária
      • dor de cabeça
      • erupção cutânea
      • Diarreia
      • Sintomas de gripe, como nariz entupido, espirros, dor de garganta

      Essa lista não menciona todos os efeitos colaterais e pode ser que ocorram outros. Ligue para seu médico em caso de dúvida aos efeitos colaterais.
      Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns pacientes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.

      Depois de parar de usar o metronidazol creme vaginal, o seu corpo precisa de um tempo para se ajustar. Esse período depende da quantidade de medicamento que estava utilizando e quanto tempo você usou. Durante este período, consulte o seu médico se você notar alguma irritação ou coceira vaginal ou dor genital durante a relação sexual, corrimento vaginal branco com ou sem odor não presentes antes do uso da pomada Metronidazol.