A preservação de muitos dos alimentos que temos à nossa disposição nos diferentes mercados da cidade, só é possível graças ao uso dos aditivos alimentares que são adicionados à eles, com isso se consegue aumentar seu tempo de conservação e melhorar sua apresentação.

Para que Servem os Aditivos Alimentares?

Este tipo de elementos não são nada novos, já que desde a antiguidade são utilizados, como é o caso do vinagre e do sal que eram usados para preservar por mais tempo os alimentos, ou o açafrão e a pimenta que eram adicionados aos alimentos para dar-lhes uma cor mais atraente.

No entanto, hoje em dia existe uma grande variedade de aditivos naturais e sintéticos, que a ciência conseguiu identificar e desenvolver na busca de melhores condições para cada alimento que usamos em nossos lares.

Para que Servem os Aditivos Alimentares?

Leia também: "Principais Reações aos Diferentes Aditivos Alimentares".

Graças a eles, é possível prolongar por um maior tempo a vida dos alimentos e também permite que estes possam ser consumidos fora de suas temporadas habituais. Por outro lado, os aditivos alimentares ajudam para que a preparação de muitos alimentos seja mais simples, asseguram a saúde e a qualidade do mesmo.

Estes aditivos alimentares podem ser de vários tipos, dentre os quais temos conservantes, os corantes, os saborizantes, os edulcorantes, os antioxidantes, os aromatizantes, os gelificantes e os emulsionantes.

O que, sim, é recomendado é que você tenha as informações adequadas sobre os aditivos que se encontram nos alimentos que regularmente são consumidos em casa, para diminuir o excesso deles em nossas dietas e, assim, evitar danos, como acontece com qualquer outro elemento.

Felizmente, existem organizações que são responsáveis pelo controle dos alimentos no mercado, os quais são monitorados pelas autoridades de saúde caso surja algum tipo de reação desfavorável em qualquer um deles.