Quando chega a época do verão não existe outro alimento no qual pensamos a não ser um bom sorvete. Seja o sorvete ou creme, em cone ou no palito de madeira. São deliciosos e nos refrescam, mas quantas calorias e gorduras têm os sorvetes? Em Saúde Dicas te contamos mais sobre um dos alimentos mais desejados quando faz calor: o sorvete.

Quando chega o verão um dos prazeres aos quais é difícil resistir é o de tomar um bom sorvete, embora muitas pessoas considerem que estes engordam muito. Mas é realmente assim?

É evidente que não podemos dizer que uma dieta a base de sorvetes seja tão saudável ou mais saudável, e de fato têm calorias suficientes para chegar a engordar, mas tudo depende do tipo de sorvete que você toma (não é o mesmo um de chocolate que um de limão ou de laranja) e da frequência com a qual você toma. Além disso, tampouco será o mesmo tomar um sorvete artesanal ou feito com ingredientes naturais que um “industrial”, que geralmente contêm muito mais açúcares adicionados (que engordam muito) e outros conservantes.

Assim, devemos dizer que o conteúdo nutricional e calórico dos sorvetes depende dos ingredientes da sua preparação, já que não é o mesmo um sorvete a base de gelo que um feito a base de nata ou creme.

Sorvete: Calorias e Gorduras

O sorvete e sua ingestão calórica variam, então, em função dos ingredientes com os quais são preparados, de modo que você pode pensar que um sorvete de chocolate engordará mais do que um de morango e, embora em teoria, o primeiro tenha mais calorias, o segundo também pode engordar muito, devido aos seus componentes e ingredientes como açúcares, adoçantes, frutose ou acidificantes dos quais é composto.

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A História do Sorvete

Antes de olharmos em detalhes quantas são as calorias que pode ter um sorvete e quais são os componentes que o fazem engordar, vamos nos aprofundar um pouco sobre qual é a sua origem e história. Para quem não sabe, o sorvete é algo que vem da China.

Foi o Rei Tang 618-97 antes de Cristo que já tinha um método para misturar gelo e leite, com isso poderia produzir os primeiros sorvetes conhecidos. Da China o sorvete se espalhou para a Europa, e, eventualmente, as receitas de gelados e sorvetes com base de leite foram aperfeiçoadas. Nas cortes reais francesas e italianas os sorvetes eram muito populares. No século XIX, na Grã-Bretanha e depois nos Estados Unidos tornou-se popular que no verão se vendesse em bancas de rua copos de gelo aos quais se despejava por cima suco de frutas para que os clientes pudessem se refrescar com os primeiros sorvetes de gelo.

E os sorvetes artesanais? Dizem ter acontecido por acaso que um chefe italiano chamado Francesco Procopio do século XVIII, que fundou um café em Paris, o Café Procope. Sobre uma pasta gelada de leite de cabra se derramava açúcar e, aparentemente, o inteligente chefe percebeu que aquilo poderia ser um manjar. A verdade é que o sorvete era muito popular nas cortes italianas e francesas.

A primeira sorveteria foi aberta na América e, especificamente, na cidade de Nova Iorque em 1776.

Hoje em dia, prestigiadas marcas de sorvetes associam seu produto com uma delicatessen, um autêntico doce, cremoso e refrescante. Muitos deles têm um custo acessível, mas o fato é que algumas criações são tão elaboradas e sofisticadas que podem ser as sobremesas mais caras.

Os sabores tradicionais de baunilha, morango ou chocolate se uniram aos sabores sofisticados de creme catalão e morangos, sabor Red Bull, sabor de biscoitos, sabor Smurf, sabor de chá verde, sabor de rum com passas, sabor de cenoura e tangerina. É questão de imaginação de cada artesão, mas você pode acreditar que inclusive existe um sorvete de vinho?

Embora os sorvetes possam ter todos os tipos de sabores e ser preparados com muitos ingredientes, à base destes é geralmente a mesma e isso é ai onde reside a maior parte do seu valor nutricional. Vejamos agora qual é a composição do sorvete para saber quais gorduras têm e quais calorias nos fornecem.

Composição do Sorvete

O conteúdo em calorias e gordura do sorvete depende da sua composição. Existem sorvetes preparados com leite desnatado ou parcialmente desnatado e adoçados a base de adoçantes que têm um menor teor de gordura e calorias.

Se tomarmos a preparação de um sorvete artesanal, com produtos naturais, diremos que tem como ingredientes água, leite, creme de leite ou nata, combinados, em seguida, com adoçantes ou açúcar. Atualmente, são adicionados outros ingredientes, tais como gemas de ovos, frutas, chocolate, biscoitos, castanhas, iogurte e substâncias estabilizantes. Pode ser adoçado com açúcar, mel ou adoçantes de mod que consumido com moderação é uma boa sobremesa para qualquer pessoa que segue uma dieta saudável e equilibrada.

Sorvete de Gelo: Se o sorvete é à base de gelo e aromas de frutas, seu teor de gordura é mínimo, costuma ter menos calorias do que aqueles a base de leite, embora alguns levem muito açúcar. Se for de gelo com adoçantes o conteúdo de calorias é baixo.

Estes seriam os componentes de um sorvete de gelo:

  • Compostos aproximadamente de 65% de água.
  • Açúcar ou adoçantes cerca de 12%.
  • Aromas e aditivos.

As calorias dos sorvetes de gelo estão em cerca de 70 calorias contra 200 ou mais que pode ter um sorvete à base de leite.

Sorvete a Base de Leite: Já apontamos a base dos sorvetes artesanais, mas se você quiser percentagens indicadas com as assinaladas com os sorvetes de gelo te diremos que geralmente são compostos de:

  • Água entre 55-64%.
  • Leite e creme cerca de 28%.
  • Sacarose ou açúcar entre 10-14%.
  • Aromas e aditivos que ajudam a manter a estabilidade do creme congelado.

Nas embalagens de sorvete costuma vir atrás a sua composição nutricional, a informação sobre seu teor calórico, proteínas, gorduras, fibras e assim por diante. Dependerá também da quantidade de sorvete consumido, mas geralmente qualquer sorvete (sem cone ou biscoito) de creme costuma fornecer mais de 200 calorias.

Claramente os sabores são mais calóricos, por isso as calorias podem variar. 100 gramas de sorvete elaborado com produtos lácteos têm aproximadamente esta composição:

  • As quilocalorias: entre 225 e 355 calorias.
  • Os hidratos de carbono entre: 20 e 27,5 gramas.
  • As gorduras entre: 4 a 15 gramas.
  • As proteínas entre: 3 e 3,5 gramas.
  • A lactose entre: 4,3 e 6,2 gramas.
  • O cálcio entre: 88 e 150 mg.

Desfrutar do Sorvete Sem Engordar

A chave está em substituir a composição industrial ou os componentes artificiais por outros que não contenham tantas gorduras e açúcares saturados. Atualmente você pode encontrar sorvetes light que substituem o açúcar por edulcorantes, com isso o conteúdo calórico diminui. Existem sorvetes de todos os tipos adequados para diabéticos que podem ser utilizados com moderação em dietas para perder peso.

Uma boa maneira de desfrutar do sorvete sem engordar é fazê-los você mesmo, é mais fácil do que você pensa e você pode fazê-los com os ingredientes que te forneçam menos calorias.

Por exemplo, em vez de leite use um queijo cremoso para untar light e adoçante para substituir o açúcar, você também pode adicionar aroma de baunilha, limão, misturar com café ou um pouco de chocolate sem açúcar. Fazendo a mistura com uma batedeira e congelando, você conseguirá um sorvete com uma textura cremosa muito semelhante ao sorvete, mas com metade das calorias.

Você também pode fazer um suco de laranja ou um de frutas variadas e congelar em um copo ou molde para sorvetes. As crianças no verão podem tomar sorvetes de frutas muito mais saudáveis do que os vendidos nas lojas e igualmente ricos.