Uma das melhores maneiras de afastar qualquer gripe é manter o nosso sistema imunológico funcionando corretamente. Por isso, hoje vamos falar de 10 alimentos que fornecem boas doses das vitaminas e nutrientes que você precisa para se proteger e defender o seu corpo contra a gripe.

9 Alimentos que Ajudam a Combater a Gripe Naturalmente

1. Cogumelos

Os cogumelos possuem duas grandes armas que você precisa para esta temporada de gripe: o selênio, que ajuda as células brancas do sangue a produzir citoquinas que desencadeiam respostas imunes do corpo, e beta glucano, um tipo de fibra antimicrobiana, que ajuda a tratar infecções.

2. Salmão

Em um estudo recente, os participantes com os níveis mais baixos de vitamina D eram cerca de 40% mais propensos a relatar uma infecção respiratória do que aqueles com níveis mais elevados de vitamina D. O salmão é uma grande fonte dessa vitamina. Outros alimentos ricos em vitamina D são ovos, fígado de galinha, sardinha e arenque.

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3. Alho Fresco

Um estudo britânico descobriu que as pessoas que tomam suplementos de alicina, principal composto ativo do alho, sofreram 46% menos resfriados ou se recuperaram mais rapidamente dos quadros de gripe. Então comece a cozinhar com ele diariamente, os especialistas recomendam dois dentes alho frescos por dia.

9 Alimentos que Ajudam a Combater a Gripe Naturalmente

4. Chá Preto

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que beber cinco xícaras de chá preto por dia quadruplicou o sistema de defesa imunológico do organismo após duas semanas, provavelmente por causa do seu conteúdo de um aminoácido chamado L-teanina. O chá preto também contém catequinas, que agem como uma equipe de limpeza contra os radicais livres.

5. Chocolate Escuro

Especialistas em nutrição concordam que o chocolate escuro merece um lugar em dietas saudáveis. Segundo estudos, ele pode aumentar a sua imunidade e ajuda a defender contra infecções. No entanto, você deve comer com moderação e seu chocolate deve ter no mínimo 70% de cacau.

6. Amêndoas

As amêndoas ​​proporcionam a vitamina E, que é antioxidante e estimula o sistema imunológico, o que pode reduzir sua chance de contrair resfriados, gripes e desenvolver infecções respiratórias.

7. Ostras

O zinco é fundamental para o sistema imunológico. As células imunes necessitam do zinco para atacar bactérias e vírus como os da gripe ou resfriado. Uma ostra média fornece quase todo o zinco que você precisa para um dia. Outros alimentos ricos nesse mineral são sementes de abóbora, amendoim, amêndoas, carne de boi, vitela e carne de peru.

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8. Morangos

O morango é rico em vitamina C e antioxidantes. Os alimentos ricos em vitamina C são provavelmente a primeira coisa que você pensa quando quer se proteger de um resfriado ou gripe, mas o poder de prevenção de doença dos antioxidantes presentes no morango, são indiscutíveis. Dito isto, alguns estudos mostram que essa fruta pode reduzir a intensidade e a duração do resfriado e gripe, por isso vale a pena consumir morangos de maneira regular.

9. Batata Doce

O beta-caroteno presente nesse alimento é indispensável para melhorar as defesas do corpo. É um instrumento vital no crescimento e desenvolvimento das células do sistema imunológico e ajuda a neutralizar as toxinas prejudiciais. As batatas doces e os outros alimentos como cenouras, abóbora, gema de ovo, manga, melão, mamão, pêssego, maracujá, goiaba, brócolis e couve são também boas fontes desse antioxidante.