A vitamina D é necessária para a manutenção da saúde de dos ossos. Podemos encontrá-la de duas formas: através dos raios solares ou de fontes animais.

Por tanto, a exposição solar sobre a pele é uma fonte natural de vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D

Quanto aos alimentos, esta vitamina é muito difícil de ser encontra em forma natural, citamos uma lista de alimentos que a possuem:

  • Leite, iogurtes, queijos, leites em pó fortificados com vitamina D, isto significa que eles são artificialmente feitos com vitamina D.
  • Salmão, sardinhas e atum.
  • Ovo, fígado bovino, os óleos de fígado de peixe (tais como óleo de fígado de bacalhau e cogumelos que foram expostos ao sol.
Alimentos Ricos em Vitamina D

Em geral, é difícil encontrar este tipo de vitamina. Na ação da vitamina D no corpo cabe-se destacar a absorção de cálcio e fósforo.

Leia mais:"Vitamina D: Para Que Serve E Como Usar."

Portanto, a vitamina D é necessária para a manutenção de dentes e ossos saudáveis.

Junto com o hormônio da paratireoide, que ajuda a manter níveis adequados de fósforo e cálcio na circulação sanguínea.

Dra. Patricia Palandi Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva

Dra. Patricia Palandi
Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva
Dra. Patrícia Palandi é nutricionista, formada pela Universidade de Taubaté - UNITAU com registro no Conselho Regional Nutricionistas CRN3 30298, especializada em Nutrição Funcional Esportiva.