Diz-se que a tristeza e a depressão são males femininos. Mas a verdade é outra. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Mental, não apenas nos Estados Unidos, mais de 6 milhões de homens sofrem de episódios depressivos graves, pelo menos uma vez por ano. Imagine quantos mais existem no resto do mundo! Aqui te contamos mais sobre a depressão nos homens.

Em nossa cultura latina é ensinado aos homens, desde que são pequenos, que não devem chorar. É uma concepção machista que quer nos fazer acreditar que se um homem chora ou fica deprimido, perde parte da sua masculinidade. Nós achamos que isso tem causado um profundo dano na psique (maneira de pensar) masculina, porque não é verdade que chorar seja apenas uma questão das mulheres. O choram ou ficar deprimido é, simplesmente, humano.

Depressão Masculina: Sinais e Sintomas

Derrubar a ideia de que a depressão nos homens representa uma falta de masculinidade pode ser muito difícil, mas não impossível. Se você é homem, sabe que o que dizemos é verdade: você também se sente triste, quer chorar e pode ser que, em algum momento, tenha chegado a pensar que tem depressão. Você também saberá que devido as ideias em sua mente de que você tem que ser forte, deixa passar em muitas ocasiões sintomas que podem ser tratados e que é indispensável reconhecer para a sua saúde mental.

Leia também: "Porque a Depressão Afeta Mais as Mulheres?".

Deixe os preconceitos de lado! A depressão é uma condição que afeta as pessoas de ambos os sexos. Afeta as relações e interfere com suas atividades diárias e seu trabalho. E enquanto os sintomas da depressão são semelhantes em ambos os sexos, os homens tendem a expressá-los de forma diferente.

Sintomas Mais Comuns da Depressão em Homens São:

  • Autoestima baixa.
  • Perda de interesse em atividades prazerosas.
  • Apatia em relação ao sexo ou diminuição do desejo sexual ou libido.
  • Problemas sexuais.
  • Pensamentos suicidas.
  • Transtornos do sono.
  • Agressividade, hostilidade e irritabilidade.

Estes últimos sintomas se devem ao fato de que como "os homens não choram", então, em vez de lágrimas, eles escondem suas emoções e as disfarçam com agressividade e hostilidade – ou, inclusive, com o alcoolismo. Por esta razão, muitos homens deprimidos e, inclusive os profissionais de saúde, não têm sucesso no momento de diagnosticar a depressão nos homens e, por isso, não é tratada como deveria.

O que acontece quando a depressão masculina não é tratada? De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os homens nos Estados Unidos estão 4 vezes mais predispostos do que as mulheres a cometer suicídio. Cerca de 80% das pessoas que cometem suicídio no país, são homens. Um número escandalosamente alto, você não acha? É hora de enfrentar o problema da depressão nos homens.

Se você acha que está deprimido ou conhece alguém que está, lembre-se que existe ajuda. Por isso, é importante deixar para trás as ideias de fraqueza e melhor, estar alerta para os sintomas da depressão. Falar deles com um profissional é o melhor que você pode fazer. Você não é fraco por sofrer de depressão, é forte quando reconhece que tem um problema e procura ajuda. Seja valente! Chorar ou ficar deprimido, não te faz ser menos homem.

Para mais informações, não deixe de conferir também o artigo "Sinais Que Indicam Que Você Está Com Depressão Mas Não Sabe".