O Que é Síncope?

Também chamado de tontura ou desmaio, síncope é uma perda momentânea da consciência devido a anóxia cerebral global, ou seja, oxigênio insuficiente durante todo o cérebro devido a uma diminuição transitória no fornecimento de sangue do mesmo. Estima-se que metade da população tenha sofrido um episódio durante suas vidas. Normalmente, a recuperação é rápida e completa.

Causas

Embora 5% dos casos seja devido a doenças cardíacas em 95% deles não existe uma causa para a síncope. No entanto, há gatilhos para esta perda de consciência: medo, dor, estresse, deglutição, tosse ou calor.

É comum em pessoas com artrose cervical, embora nestes casos é muitas vezes acompanhada de outros sinais e sintomas como falta de irrigação cerebral (instabilidade postural, vertigem).

Desmaio ou Síncope

É mais comum em mulheres jovens com pressão arterial naturalmente baixa, e está relacionado com a chamada "hipotensão ortostática".

Sintomas

Em geral, sujeito a tonturas, dores de estômago, sudorese, visão turva, palidez. No caso de síncope devido à doença cardíaca, ocorra subitamente ou após algum esforço.

O desmaio que ocorre em diferentes situações (calor, dor, estresse), é geralmente precedido da vertigem, não necessita de tratamento médico.

Quando o paciente está em posição horizontal, ou porque ele caiu ou porque foi deitado, restaura o fluxo sanguíneo cerebral e rapidamente restauraram a consciência.

Fatores de Risco

  • Mulheres.
  • Baixa pressão arterial.
  • Alta temperatura.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico: apesar da raridade de problemas cardíacos subjacentes, devem ser descartados, pois basta uma radiografia simples de tórax e ECG.

Hipotensão ortostática pode ser diagnosticada por testes complexos, que normalmente não são necessários. Às vezes você tem de distinguir síncope de epilepsia, o médico ou especialista irá realizar os testes adequados.

Tratamento: diante de um desmaio, ajudar o sujeito a se deitar e levantar as pernas acima do nível do coração. Se não houver espaço para esticar, ajudá-lo a inclinar para a frente e colocar a cabeça entre os joelhos, no peito ou cintura.

• Se você estiver em um lugar fechado, abra a janela.

• Se você estiver ao ar livre, saia da exposição ao sol.

• Evite as pessoas aglomerando em torno dele.

• Se o paciente se levanta rapidamente, pode precipitar um novo episódio, portanto, tente se levantar devagar, de forma gradual. Importante, você não deve por nada na boca até recuperar totalmente a consciência.

Possíveis Complicações

Mesmo quando dissemos que geralmente se recupera sem sequelas e não requerem tratamento, devem ser estudados os casos de síncopes que ocorrem em pessoas mais velhas, no caso, se são muito repetitivos ou são feitos após um esforço, uma vez que podem resultar em doenças do coração devem ser avaliadas pelo seu médico para administrar um tratamento adequado.

A complicação mais comum é o trauma da queda, que pode, em idosos causar ossos quebrados.

Prognóstico

A prevenção do desmaio, evitando o calor excessivo, movimentos bruscos.