Tronco:

Para manter o equilíbrio, se necessário, segure um objeto fixo.

  • Com os pés afastados e as mãos ao lado do corpo, dobre o tronco para frente e para trás.
  • Fique com os pés afastados e as mãos ao lado do corpo, incline o tronco para um lado e para o outro.
  • De pé, com os pés afastados e as mãos ao lado do corpo, gire o tronco na direção dos ponteiros do relógio e depois no sentido anti-horário.

Coxa e abdômen:
Pode ser feito na cama ou no solo.

  • Deitado de costas, levante uma perna, tanto quanto puder, sem dobrar o joelho, e depois volte ao chão. Repita com a outra perna.
  • Deitado de costas, levante a perna, gire no ar com o pé estendido, no sentido horário e anti-horário, e depois volte a perna ao chão. Repita com a outra perna.

Pernas:

  • Deitado de costas, dobre o joelho trazendo-o mais próximo do peito, em seguida, estenda a perna e depois de volta para o chão. Repita com a outra perna.
  • De pé, com as costas em uma superfície plana, levante cada perna alternadamente para frente e para cima, o mais alto possível, mantendo o joelho sem dobrar.
  • De pé, segurando um objeto fixo, levante a perna para o lado, sem dobrar o joelho. Abaixe a perna no chão e repita com a outra perna.
  • De pé, segurando um objeto fixo, levante a perna para trás, o máximo possível sem dobrar o joelho.
  • Sentado em uma cadeira na posição vertical, alternadamente, levante cada perna até que o joelho fique estendido.
  • Sentado em uma cadeira na posição vertical, alternadamente, levante e abaixe cada perna, batendo os pés no chão.

Mãos e dedos:

  • Abra e feche cada mão.
  • Estenda e feche os dedos de cada mão.
  • Separe alternadamente os dedos de cada mão.
  • Gire as mãos sobre os punhos.
  • Flexione e estenda a mão aberta sobre o punho.

Pés:

  • Segurando em um objeto fixo, se levante alternadamente nos dedos e nos calcanhares.
  • Na posição de pé, levante e abaixe os dedos dos pés.
  • Separe e una os dedos dos pés alternadamente.

Exercícios de respiração:

  • Estes exercícios podem ser feitos em pé ou sentado. Inspirando levante ambos os braços acima da cabeça e, ao expirar abaixe os braços ao lado do corpo.

Para mais informações sobre como tratar os sintomas da doença de Parkinson, não deixe de conferir a leitura do artigo "Remédios Caseiros Para Doença de Parkinson".