Eritropoetina é uma versão sintética da eritropoietina humana. Ela é usada para tratar a anemia grave. Também pode ser usado para outras circunstâncias determinadas por seu médico.
Para Que Serve a Eritropoetina
Este medicamento é usado para tratar anemia grave (contagem baixa de glóbulos vermelhos) e em outros casos de tratamento de anemia com doença renal crônica a longo prazo, pacientes que tomam zidovudina para tratar o HIV, pessoas que fazem quimioterapia para alguns tipos de cancro.
Podendo ser usado em pacientes anêmicos para reduzir a necessidade de transfusões de sangue antes de certas cirurgias.
Composição da Eritropoetina
Cada ampola de Eritropoetina 3.000 UI contém:
- eritropoietina humana recombinante: 3.000 UI
- Excipientes: albumina humana, manitol, cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico e fosfato de sódio dibásico dodecaidratado.
- Diluente: água para injetáveis: 2 mL
Cada ampola de Eritropoetina 4.000 UI contém:
- eritropoietina humana recombinante: 4.000 UI
- Excipientes: albumina humana, manitol, cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico e fosfato de sódio dibásico dodecaidratado.
- Diluente: água para injetáveis: 2 mL
Cada ampola de Eritropoetina 10.000 UI contém:
- eritropoietina humana recombinante: 10.000 UI
- Excipientes: albumina humana, manitol, cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico e fosfato de sódio dibásico dodecaidratado.
- Diluente: água para injetáveis: 1 mL
Como Tomar a Injeção de Eritropoetina
Esse medicamento é administrado sob a forma de injeção sob a pele ou na veia, conforme indicado pelo seu médico, normalmente 1 a 3 vezes por semana.
Pacientes que recebem esse medicamento antes da cirurgia podem ter um cronograma de dosagem especial.
Os pacientes em hemodiálise devem receber esse medicamento por injeção na veia.
A dosagem é baseada na condição médica do paciente, peso e resposta ao tratamento. Exames de sangue.
Deve ser feito exames de sangue com frequência para verificar o bom funcionamento desse medicamento. Consulte o seu médico para mais detalhes.
Pode demorar de 2 a 6 semanas antes do aumento da contagem de glóbulos vermelhos.
Contraindicações do Eritropoetina
Eritropoetina é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade à eritropoietina e/ou à qualquer outro componente da fórmula.
Este medicamento é contraindicado em casos de hipertensão arterial não controlada ou aplasia pura de série vermelha após tratamento prévio com epoetina.
Efeitos Colaterais da Eritropoetina
Podem ocorrer dores de cabeça, dores no corpo, irritação ou dor no local da injeção podem ocorrer.
A eritropoetina pode às vezes causar ou agravar a hipertensão arterial, especialmente em doentes com insuficiência renal grave.
Informe o seu médico imediatamente se tiver qualquer efeito colateral grave, incluindo: sintomas de insuficiência cardíaca (tais como, falta de ar, inchaço dos tornozelos/pés, ganho de peso anormal), convulsões.
Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais. Se notar outros efeitos não listados acima, consulte o seu médico.