"Muitas pessoas desejam tonificar os músculos, mas não desejam gerar uma hipertrofia exagerada, apenas querem ter músculos mais firmes e definidos. Para conseguir isso, o melhor caminho é a musculação acompanhada de uma alimentação equilibrada para fornecer tudo o que o seu organismo precisa para responder de forma adequada a sua prática de exercícios."

Para tonificar o corpo a chave é fazer exercícios de musculação, os quais não te darão o volume indesejado, mas endurecerão e concederão firmeza para o músculo, sem gerar uma hipertrofia exagerada já que para ter o corpo de um fisiculturista são necessários anos e muito treinamento com pesos importantes.

Além disso, você deve ter pouca gordura corporal, esta se elimina com exercícios aeróbicos de moderada intensidade, deste modo será possível observar os músculos tonificados abaixo da pele.

O tom miogênico é crucial para conservar a tensão muscular de forma permanente, para poder consegui-lo e assim obter o efeito de um corpo tonificado a única alternativa é a musculação.

A questão das mulheres é que o músculo se desenvolve muito mais lentamente do que nos homens, de modo que você pode ir para a sala de musculação tranquila e sem medo de parecer uma mulher fisiculturista, a menos que o seu treinamento esteja destinado a isso.

O levantamento de peso faz com que as fibras rápidas dos músculos sejam estimuladas, e apesar de estar em repouso mantenham certo grau de tensão.

Para que você possa tonificar o corpo tem que começar levantando um peso que lhe permita fazer de 5 a 12 repetições, as quais podem ser distribuídas em: 5 séries de 5 repetições, 04 de oito, 03 de onze, etc. No começo, se você não tem treinamento, o mais recomendado é fazer repetições leves e à medida que acostumar aumente o peso.

Leia também: “Exercícios Para Tonificar o Corpo“.

Se fizer menos repetições com peso conseguirá um músculo muito mais forte e tonificado, mas em menos tempo do que com mais repetições, embora, neste caso, o músculo será menos e o tom miogênico menor do que no caso anterior.

Além do exercício, tão importante quanto este é uma alimentação equilibrada, que favoreça o crescimento muscular e a tonicidade. A dieta deve ser rica em proteína, mas por sua vez fornecer quantidade suficiente de fibra e carboidratos, deve ser pobre em gordura para promover a eliminação de gordura localizada e ajudar a marcar os músculos mais rapidamente.

Outros benefícios do treinamento de força, além de tônus muscular:

  • Melhora a postura corporal.
  • Melhora a amplitude da mecânica respiratória, o que melhora a digestão e combate a constipação.
  • Modela os músculos.
  • Aumenta a quantidade de capilares, por isso o coração trabalha com menos esforço.
  • Evita os espasmos musculares e favorece a eliminação de resíduos.
  • Queima muito mais calorias depois de realizado o exercício de atividade aeróbica, após realizar uma rotina de musculação o corpo se converte em um forno, mas ainda assim ambas as atividades são complementares.