O óleo mineral é um líquido refinado e claro destilado do petróleo. Ele é vendido sem a necessidade de uma receita, para tratar uma variedade de doenças, que incluem constipação, irritações leves na pele e no couro cabeludo, acumulo de cera etc.
Se consome em forma líquida o óleo mineral por via oral, também se aplica na pele e no couro cabeludo e se usa nas orelhas.
a enemas, você deve utilizar o óleo mineral feito especificamente para esse propósito. O óleo mineral é um ingrediente muito comum em muitos cremes, loções para bebês, pomadas e cosméticos.
Composição do Óleo Mineral
Frasco de 120 ou 200 ml de óleo Mineral Purificado.
Para Que Serve o Óleo Mineral?
Óleo Mineral Para Constipação
O óleo mineral é comumente usado como laxante. Para esse efeito, o óleo é tomado por via oral ou aplicado no ânus com um enema, ainda que existam produtos diferentes para cada um. O óleo mineral funciona como um laxante de duas maneiras: ele ajuda que o bolo fecal retenha água e atua como um lubrificante.
Ao cobrir o revestimento do intestino, evita que o intestino absorva a água das fezes, o que ajuda a evitar que elas endureçam. Também lubrifica o intestino, ajudando as fezes duras e ásperas a deslizar mais facilmente.
Geralmente é mais seguro que outros laxantes, que funcionam estimulando ou criando condições que induzem o intestino a liberarem água nas fezes.
Quando tomado por via oral, o efeito do remédio normalmente leva em torno de 6 a 8 horas. Os enemas já produzem resultados em 15 minutos ou até menos.
Óleo Mineral Para a Pele e Cabelo
O óleo mineral também é usado para tratar certas condições do couro cabeludo, como a caspa, crosta láctea ou psoríase do couro cabeludo.
O óleo também pode ser usado para tratar a pele seca, assaduras ou queimaduras na pele causadas pelo sol. Ajuda a hidratar e prevenir a evaporação da água da superfície da pele.
Como Tomar Óleo Mineral
Siga as instruções de dosagem que o seu médico indicou. A quantidade que você deve tomar varia de acordo com a sua idade, condição médica e resposta ao tratamento. Beba entre 6 a 8 copos grandes de água durante todo o dia, a menos que você tenha sido instruído de outra forma. Também é recomendado tomar o óleo mineral com o estômago vazio para diminuir a sua interferência com a absorção de certas vitaminas e minerais.
Contraindicação do Óleo Mineral
Você não deve usar o óleo mineral para aliviar a constipação sem primeiro consultar o seu médico se:
- Se é alérgico a qualquer um dos ingredientes do produto
- Se estiver acamado
- Ter insuficiência cardíaca
- Tem problemas renais
- Tem apendicite
- Tem dificuldade para engolir
- Tem algum transtorno alimentar, como anorexia ou bulimia
- Tem dor de estômago severa, constipação severa, náuseas e vômito
- Houve uma mudança repentina no trânsito intestinal que dura semanas ou mais
- Usou qualquer outro laxante nos últimos 7 dias.
- Crianças menores de 6 anos não devem ser tratadas com óleo mineral para constipação
Você não deve usar mais que um enema com óleo mineral em um período de 24 horas. Além disso, não use óleo mineral por mais de uma semana sem consultar seu médico. O uso do óleo mineral durante um longo período pode causar a perda da função intestinal normal.
Você deve parar de usar óleo mineral e informar o seu médico se tiver algum sangramento retal ou se não conseguir evacuar após o seu uso.
Não tome outros laxantes enquanto estiver usando óleo mineral, a menos que o seu médico lhe indique isso.
Se você estiver grávida converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios do uso do óleo mineral durante a gravidez. Não se sabe se o óleo é secretado no leite materno. Pergunte ao seu médico antes de usar esse produto durante a amamentação.