A maioria das pessoas que bebem álcool com frequência têm muito mau hálito.

Sabemos que o álcool pode causar problemas de saúde e a halitose pode ser um sinal de que o sistema digestivo está sofrendo sérios danos.

O maior problema é na boca: o grande acúmulo de bactérias que existe na cavidade oral, em contacto com os alimentos, produz compostos sulfurados voláteis de odor muito forte.

Por Que o Álcool Provoca o Mau Hálito?

Normalmente, a quantidade destas bactérias é controlada pela nossa saliva, mas como o álcool é um diurético, quando consumimos em grandes quantidades, pode desidratar e secar a boca.

Isso, consequentemente, reduz a produção de saliva, e sem ela limpando naturalmente a boca, a quantidade de bactérias aumenta desordenadamente, provocando mau hálito.

Por Que o Álcool Provoca Mau Halito?

Apenas uma noite de muitas bebidas pode deixar um hálito muito desagradável no dia seguinte devido à desidratação sofrida, já que o sistema digestivo é afetado.

Mas os problemas não param por aí. Um efeito comum do consumo excessivo de álcool é o dano ao esôfago, produzindo azia e refluxo, o que provoca o mau hálito. Por outro lado, é muito comum que o excesso de álcool cause náuseas e vômitos, que, obviamente, também provoca mau hálito.

Leia também: "Remédios Caseiros Para Mau Hálito (Halitose)".

Além disso, o álcool é capaz de aumentar a quantidade de ácido gástrico do estômago, prejudicando, assim, o revestimento do mesmo, o que também provoca o mau hálito.

Entre as possíveis soluções para reduzir o mau hálito dos alcoólatras é se manter hidratado, ou seja, beber bastante água durante todo o dia. Outra recomendação é manter uma dieta equilibrada, pois isso fará com que o sistema digestivo trabalhe de forma mais eficaz

Além disso, como em todos os casos de halitose, manter uma boa higiene oral, tais como escovação e uso do fio dental regularmente, pode ajudar bastante.

Esperamos que tenha sido útil este artigo sobre a relação entre o mau hálito e o álcool.

Se você tem esse problema, recomendamos que você leia outros artigos sobre esse assunto em nosso site de Saúde que podem ajudar a eliminar definitivamente a halitose.