Você já experimentou uma dor de estômago depois de comer? Talvez tenha sido acompanhada por excesso de gás e inchaço? Há realmente um termo mais científico para este problema de saúde comum. Estamos falando da dispepsia. O que é dispepsia? Bem, além de ser uma palavra mais elegante para a indigestão, a dispepsia é definida como “qualquer ou todos os sintomas desagradáveis ​​que estão associados com o mau funcionamento do sistema digestivo”. Medicamente falando, dispepsia e indigestão são a mesma coisa. Estes termos descrevem o mesmo conjunto de sintomas, incluindo inchaço, gases ou dor abdominal.

A dispepsia afeta mais de um quarto da população. Portanto, se você está se sentindo com este problema, definitivamente quer ler este artigo na sua totalidade para ver como pode evitar a dispepsia. A boa notícia, é que existem alguns remédios naturais altamente eficazes para a indigestão que são muito baratos e todos eles são muito fáceis de fazer.

O Que É a Dispepsia?

Primeiro, para definir corretamente a dispepsia, é importante saber que não é uma doença. Em vez disso, a dispepsia é um conjunto de sintomas comuns como eructação, inchaço e náuseas. Indigestão ou dispepsia, também chamados de dor de estômago, são um termo geral usado para descrever o desconforto físico ou dor na parte superior do abdômen mais comumente sentida durante ou logo após a ingestão de alimentos. Algumas pessoas experimentam dispepsia diariamente ou mesmo em cada refeição, enquanto outras só experimentam ocasionalmente. Muitas pessoas experimentam azia junto com dispepsia, mas estes são dois problemas diferentes.

Dispepsia: O Que É, Causas e Como Evitar

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Causas e Fatores de Risco:

Você pode estar familiarizado com o que dispepsia é, mas sabe especificamente o que causa? Na maioria das vezes, as causas da dispepsia podem ser relacionadas pelos alimentos, bebidas, maus hábitos alimentares e escolhas de estilo de vida. Outras vezes, uma infecção (como H. pylori) ou outra condição digestiva pode ser a causa.

A dispepsia pode ser provocada por:

  • Comer muito rápido.
  • Comer demais.
  • Beber muito álcool.
  • Comer alimentos picantes ou gordurosos.
  • Consumo excessivo de cafeína.
  • Estresse.
  • Fumar.
  • Úlceras.
  • Hérnia hiatal.
  • Cálculos biliares.
  • Esofagite.
  • Gravidez (especialmente tardia).
  • Pancreatite.
  • Gastrite.
  • Infecções do estômago, como Helicobacter pylori.
  • Envenenamento alimentar.
  • Gastroparesia (uma condição em que o estômago não esvazia adequadamente, comum em diabéticos).
  • Alergias ou sensibilidades alimentares.
  • Doença da tiroide.
  • Depressão.
  • Câncer de estômago (raramente).
  • Doença cardíaca, angina, ataque cardíaco (normalmente acompanhada por outros sintomas como falta de ar, náuseas e vômitos).
  • A dispepsia também pode ser comumente causada por medicamentos como antibióticos, esteroides e pílulas anticoncepcionais.

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Como Evitar a Dispepsia:

1. Gengibre. Quando se trata de alívio da dispepsia, o gengibre tem sido usado por milhares de anos como um eficaz auxílio digestivo e remédio natural para náuseas. Recentemente, pesquisadores taiwaneses descobriram que três cápsulas (1,2 gramas no total) de gengibre podem realmente ajudar pessoas com dispepsia funcional.

Esta raiz relaxa o músculo liso em seu revestimento intestinal e ajuda a mover os alimentos ao longo de todo o sistema digestivo. Comer gengibre fresco inteiro, beber suco de gengibre fresco e inalar óleo essencial de gengibre difundido são todos os meios naturais altamente eficazes para melhorar os distúrbios do estômago, como indigestão.

2. Extrato de alcachofra. Junto com o gengibre, um estudo em 2015 mostrou que o extrato de alcachofra também pode melhorar os sintomas de dispepsia. Em um estudo, indivíduos que tomaram gengibre e extrato de alcachofra durante quatro semanas tiveram reduzidos os sintomas de náusea, dor estomacal, bem como inchaço, ao contrário de outro grupo que consumiu placebo. O estudo concluiu que o extrato de alcachofra e de gengibre combinados, são altamente eficazes no tratamento da dispepsia funcional.

3. Relaxe. Este remédio natural pode soar muito simples, mas é verdadeiramente muito bom para aqueles que sofrem de dispepsia, porque há uma correlação direta entre estresse e indigestão. Os sintomas de dispepsia são conhecidos por aumentar quando você está estressado e diminuir quando está em um estado relaxado. Os métodos de relaxamento podem variar por indivíduo, mas incluem exercício, ioga, massagem e passar mais tempo na natureza. Relaxar o corpo e a mente intencionalmente e em uma base regular é uma excelente maneira de aliviar os problemas de estômago.

4. Evite os gatilhos na alimentação. Algumas das piores coisas a consumir se você tem dispepsia incluem alimentos picantes, gordurosos e processados. Nenhum destes alimentos são fáceis de digerir e podem facilmente desencadear sintomas de indigestão. O café (e outras fontes de cafeína) é outra bebida ácida bem conhecida que contribui para a dispepsia. Se você está tendo vários sintomas de indigestão, também deve evitar os seguintes alimentos ou grupos de alimentos: lactose ​​(como leite de vaca), alimentos ácidos (como molho de tomate) e os adoçantes artificiais.

5. Pratique bons hábitos após sua alimentação. Há um monte de hábitos que levam a indigestão. As recomendações para reduzir este problema são:

  • Mastigue com a boca fechada.
  • Não fale enquanto você mastiga.
  • Coma lentamente e mastigue bem seus alimentos.
  • Nunca deite-se diretamente depois de comer.
  • Evite comer tarde da noite.
  • Espere um mínimo de três horas depois de comer o jantar antes de ir dormir.
  • Evite roupas apertadas, porque isso pode espremer seu estômago e fazer com que o ácido do estômago vá para o esôfago e cause vários sintomas de indigestão.

8. Evite maus hábitos. Fumar cigarros e beber álcool são facilmente dois dos piores hábitos se você está lutando com os sintomas de indigestão. Tanto fumar como consumir álcool são conhecidos por irritar o estômago. Um revestimento do estômago irritado, causa indigestão. Beba apenas moderadamente ou deixe esse hábito completamente se os sintomas persistirem. No caso do cigarro, você deve parar imediatamente, pois não só faz mal para o estômago, mas para todo o seu corpo.