A serotonina, também chamada 5-hidroxitriptamina é um hormônio que é usado tanto como um neurotransmissor no sistema nervoso central quanto como vasoconstritor no sistema vascular.

No cérebro é sintetizado a partir do aminoácido L-triptofano e em seguida armazenado em várias áreas do corpo, tais como a parede intestinal, plaquetas sanguíneas, glândula pineal e cérebro.

Ele tem um efeito direto ou indireto em um grande número de funções psicológicas e fisiológicas, como humor, apetite, sono, memória, aprendizagem, controle de temperatura, comportamento social, comportamento sexual, sistema digestivo, sistema cardiovascular, endócrino e muscular.

Muitos pesquisadores acreditam que baixos níveis de serotonina podem causar depressão e outros acreditam que certos desequilíbrios químicos ou anormalidades cerebrais causam depressão, que é o que leva a baixos níveis de serotonina, o que é certo é que baixos níveis de serotonina estão ligados a problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, transtorno afetivo sazonal e transtorno obsessivo-compulsivo.

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Existem alguns meios naturais para aumentar os níveis de serotonina:

Serotonina – O Que é a Serotonina e Como Aumentá-la?

  • Passar tempo ao ar livre durante o dia, mesmo em dias frios do inverno, pode ajudar a aliviar as formas de depressão.
  • O exercício é uma outra maneira de aumentar naturalmente os níveis de serotonina e elevar os níveis sanguíneos de triptofano, 40 minutos por dia será suficiente para elevar o humor.
  • A dieta também pode desempenhar um papel importante no aumento dos níveis de serotonina, tais como os carboidratos, que desencadeiam a liberação de insulina, o que mantém os níveis suficientemente elevados de triptofano para entrar no cérebro e se tornar serotonina.

A adição de alimentos que são ricos em vitamina B6 é também benéfico, porque esta vitamina aumenta a velocidade com que o triptofano é convertido em serotonina. Alguns alimentos ricos em vitamina B6 são o espinafre, o pimentão, a banana, o alho e o atum, entre outros.