A tosse noturna pode ocorrer por várias razões, e embora o habitual é que se relacione aos estados de doença, podem existir outras razões que podem variar desde uma falta de umidade ou ao fato de fumar muito. A tosse noturna e o porquê se produz variará também dependendo se você é uma pessoa adulta ou uma criança que sofre, de modo vamos ver agora quais as causas para este mal, e, claro, quais remédios podemos aplicar.

Causas Para a Tosse Noturna:

Muitas podem ser as causas pelas quais sofremos de tosse noturna, mas a verdade é que muitas vezes encontramos remédios para tratá-la, embora para saber qual é a melhor maneira deveremos saber qual é a origem dessa tosse.

Tosse Noturna: Causas e Remédios Caseiros

Se estamos resfriados, passando por um processo gripal ou um pouco doentes, podemos ter tosse durante o dia que seja leve, mas que se agrava durante a noite. O porquê se deve ao fato de que durante o dia em nosso nariz e garganta foi acumulada mucosidade que deve ser expectorada, mas, além disso, influenciam os níveis de cortisol, hormônio produzido pela glândula suprarrenal, que tem um ritmo circadiano, ou seja, pelas manhãs e tardes seu nível é alto, mas à noite diminui. E por que isso influencia em nossa tosse e em que se agrave à noite, é que, entre as muitas funções exercidas por este hormônio, temos que atua como um anti-inflamatório natural, e como nossas vias respiratórias estão inchadas e cheias de muco à noite, o cortisol não pode "trabalhar" como deveria de modo que retira toda essa mucosidade em forma de tosse.

Por outro lado, fatores como um ambiente muito seco, que nos resseca a garganta, ou o fato de ter alergias também pode nos fazer tossir durante a noite, de modo que veremos agora remédios para eles.

Remédios Caseiros Para a Tosse Noturna:

    Beber chá de ervas com mel. Este é um bom remédio para acabar com a tosse noturna, de modo que não será ruim tomá-lo todas as noites antes de dormir.

    Adicionar travesseiros. Quando se trata de tosse noturna, a gravidade é sua inimiga. Toda a drenagem nasal e a mucosidade que engole durante o dia se acumula e irrita a garganta quando vamos dormir, de modo que você pode tentar desafiar a gravidade, colocando vários travesseiros com os quais a cabeça fique ligeiramente mais elevada em relação ao corpo.

    Utilizar o vapor. As vias respiratórias secas podem piorar sua tosse. Assim, é aconselhável tomar uma ducha ou um banho antes de dormir, embora deva ir com cuidado, já que se você tem asma pode fazer com que a tosse piore.

    Umidificadores. Também os umidificadores podem ajudar a produzir tosse se o ar está seco. Além disso, os ácaros e o mofo, ambos alérgenos comuns, costumam prosperar no ambiente de modo que podemos usar um destes aparelhos para manter a umidade no quarto em uma porcentagem de cerca de 40% ou 50% de umidade, que é o recomendável.

    Prepare o seu lado da cama. Em caso de começar a tossir durante a noite, é necessário que tenha próximo tudo o que precisa, quer se trate de um copo de água, remédios para tosse ou gotas, e qualquer outra coisa que possa te ajudar. Quanto antes você possa parar um ataque de tosse, melhor. A tosse prolongada irrita as vias respiratórias, o que pode fazer com que o seu problema durante a noite dure mais tempo.

    Use sempre roupas limpas. Se você tem tosse e é propenso a alergias, é melhor que durma com um pijama limpo e não apenas isso, mas também será bom que tenha os lençóis bem limpos, sem que acumulem muitos ácaros. Para isso, lave os lençóis a cada semana com água quente.

    Tosse Noturna em Adultos:

    Junto com o mencionado existem outros fatores que influenciam para que tenhamos tosse durante a noite. Quando somos adultos, pode ter alguns hábitos como fumar (que por vezes se converte em tabagismo), de modo que uma das principais consequências será o fato de tossir e que o façamos mais quando estamos dormindo.

    Outras causas para a tosse noturna em adultos tem a ver com alergias, asma, sofrer bronquite e pneumonia. Por outro lado as doenças mais graves, como o câncer de pulmão ou doença do refluxo gastroesofágico, também podem ter tosse noturna entre seus sintomas.

    Tosse Noturna Persistente em Adultos:

    Se a tosse é persistente, você deve visitar o seu médico para que te examine e possa realizar o diagnóstico. Talvez você tenha tido tosse durante dias, como consequência de alguma alergia ou de fatores como os antes mencionados (tabaco, alergia), de modo que você pode precisar tomar algum tipo de expectorante.

    Se você tosse tidas as noites por mais de três semanas, mais de três semanas, você pode ser diagnosticado com tosse crônica e, portanto, o médico terá que fazer vários testes que podem variar desde uma espirometria, testes radiológicos, ou uma exploração otorrinolaringológica, a fim de encontrar a causa e poder iniciar um tratamento.

    Tosse Noturna em Crianças:

    A tosse noturna pode ser frequente também em crianças, e especialmente naquelas são menores, as quais costumam se resfriar com maior frequência.
    Além disso, as crianças têm os pulmões menores ao serem bebês, de modo que muitos bebês costumam tossir a noite se o seu quarto tem um ambiente ressecado. O uso de um umidificador costuma ser suficiente para remediar a tosse durante a noite.

    Se a tosse persiste durante dias, é melhor que a criança vá ao médico, onde será examinada e descartarão se a tosse é produzida por algum tipo de doença, como alergias, asma, doenças pulmonares, bronquite, câncer ou pneumonia.

    Para você deseja saber mais sobre a tosse e outras doenças, temos este outro artigo que certamente será de interesse: “O Que Tomar Para Aliviar a Tosse?

    Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.