A água é um recurso vital para o organismo, cumpre funções específicas e é recomendado o consumo de pelo menos 2 litros por dia.

  • Diz-se que a água é o “solvente universal”, em que são processados ​​a maioria dos nutrientes e substâncias necessárias para o bom funcionamento celular.
  • É desintoxicante, os resíduos gerados durante o metabolismo de proteínas, se dissolvem no sangue e são removidos antes que se acumulem em concentrações tóxicas. O trabalho dos rins é filtrar os resíduos a partir do sangue e excretá-los, misturados com água para formar a urina.
  • É tamponado, principalmente nas articulações, já que protege contra lesões.
  • Lubrificante do sistema digestivo e todos os tecidos que estão protegidos por muco, impedindo o atrito entre eles.
  • Regula a temperatura do corpo através da transpiração, que se traduz em uma sensação refrescante para o corpo. A pele é o principal organismo através do qual removemos o calor corporal em excesso. Além disso, a água é essencial para a manter da pele saudável.
  • Faz a troca gasosa nos pulmões alvéolos, removendo o oxigênio-pobre resultante da combustão de energia, juntamente com vapor de água.
  • Produz saciedade: É importante para aqueles que estão tentando emagrecer. Este recurso se deve ao líquido combinado com o volume de fibras que fornecem volume, atrasando o esvaziamento gástrico e ajudando você a comer menos.
  • Ativa o metabolismo: Beber bastante líquidos favorece o aumento da taxa metabólica, isto é beber 2 litros de água por dia pode produzir um aumento no gasto calórico de cerca de 30 a 60 calorias.
  • É diurético: Ao beber água em boa quantidade, os rins funcionam melhor e se evita a retenção de líquidos.
  • É laxante: Forma parte das fezes e aumenta o seu volume, estimula as evacuações prevenindo doenças como diverticulite, prisão de ventre e hemorroidas.