Todos os alimentos têm calorias, exceto a água. Alguns possuem mais, outros menos, mas todos fornecem energia para o nosso organismo. No momento d fazer uma dieta, é muito útil conhecer a lista de alimentos de baixo teor em calorias, já que essa informação te ajudará a realizar uma dieta eficaz. Desta forma, você mesmo pode fazer seus próprios menus.

Se você está de dieta, deve saber que na lista de alimentos light, muitas vezes são incluídos diferentes tipos de alimentos que compartilham a característica comum de ter reduzido algum componente, mas não necessariamente, são alimentos de baixo teor de calorias.

Tipos de Alimentos Para Fazer Dieta:

Normalmente, quando falamos de alimentos da dieta, costuma-se confundir entre light, baixa caloria, baixo teor de gordura, baixo teor de açúcar, etc. Todos apontam para ser mais saudável, mas não necessariamente tem menos calorias. Se você quer saber quais são as diferenças, preste atenção.

Lista de Alimentos de Baixo Teor em Calorias
  • Alimentos de baixo teor de caloria. Devem conter menos de 40 calorias por porção. No entanto, os alimentos de baixa caloria são aqueles que fornecem menos de 120 calorias por cada porção de 100 gramas.
  • Alimentos livres de calorias. Embora pareça contraditório, podem ter calorias, mas nunca mais do que 5 por porção.
  • Alimentos light. Apenas possuem 50% do seu teor normal de gordura. Se você os consome, leve em conta que ainda assim podem fornecer mais calorias do que você imagina.
  • Alimentos de baixo teor em açúcares. Têm menos de 5 gramas de açúcar por cada 100 gramas, enquanto que nos livres de açúcar o conteúdo é reduzido para 5 miligramas. No entanto, estes dados nada te dizem sobre o teor calórico nem da ingestão de gordura. Ainda assim, se você tem diabetes ou problemas para controlar seus níveis de glicose no sangue, é importante que os considere.
  • Alimentos de baixo teor de gordura. Têm menos de 3 gramas de gordura por cada porção. No entanto, o que importa é o tipo de gordura, já que para ser pobre em gordura saturada, o limite é de apenas 1 em cada 100 gramas, enquanto que para que possa ser considerado livre de colesterol, não deve exceder 2 miligramas por porção. Você precisa verificá-los se além de perder peso, precisa controlar o seu colesterol.
  • Alimentos livres de sódio. São aqueles que não contêm mais de 5 miligramas deste componente e para ser considerado de baixo teor de sódio, não devem fornecer mais de 140 miligramas por porção. Se você tem hipertensão arterial, não pode ignorar esse fato.

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Alimentos de Baixo Teor de Calorias Para Dietas Hipocalóricas:

Já esclarecida à diferença entre alimentos de baixo teor de calorias e outros alimentos adequados para diferentes tipos de dieta, aqui você pode encontrar uma lista de alimentos para dietas hipocalóricas.

A tabela de alimentos de baixo teor de calorias é elaborada de acordo com os cinco grupos de alimentos. Desta forma, você poderá ter claro, a lista de alimentos de baixo teor de calorias dentro de cada grupo.

Esclarecimento: quantidade de calorias em média para cada 100 gramas de alimentos.

CARNES (calorias por cada 100 gramas)
Peixes em geral167 calorias
Mexilhão60 calorias
Polvo73 calorias
Vieiras70 calorias
Amêijoas78 calorias
Caranguejo80 calorias
Caracóis80 calorias
Lula95 calorias
Camarão95 calorias
Frango70 calorias
Vitela174 calorias
Cordeiro127 calorias
Lebre130 calorias

 

VEGETAIS (calorias por cada 100 gramas)
Acelga25 calorias
Chicória27 calorias
Pimenta22 calorias
Alcachofra38 calorias
Aipo17 calorias
Repolho40 calorias
Berinjela25 calorias
Brócolis32 calorias
Abóbora33 calorias
Cenoura38 calorias
Couve24 calorias
Couve-flor27 calorias
Feijão verde26 calorias
Aspargos24 calorias
Espinafre26 calorias
Erva-doce28 calorias
Cogumelos28 calorias
Alface13 calorias
Batatas76 calorias
Pepino16 calorias
Beterraba43 calorias
Tomate22 calorias
Cenoura42 calorias
Abobrinha17 calorias

 

FRUTAS (calorias por cada 100 gramas)
Abacaxi50 calorias
Cereja72 calorias
Ameixa47 calorias
Damasco48 calorias
Pêssego43 calorias
Framboesa50 calorias
Morango30 calorias
Kiwi61 calorias
Limão29 calorias
Tangerina44 calorias
Maçã59 calorias
Melão36 calorias
Laranja49 calorias
Noni45 calorias
Mamão38 calorias
Pera59 calorias
Toranja33 calorias
Melancia31 calorias
Uva63 calorias

 

LÁCTEOS (calorias por cada 100 gramas)
Leite desnatado45 calorias
Iogurte desnatado37 calorias
Queijo Camembert287 calorias
Queijo desnatado110 calorias
Queijo Cottage100 calorias
Queijo Cuartiolo275 calorias
Queijo com baixo teor de gordura225 calorias
Queijo mussarela250 calorias
Queijo ricota200 calorias

 

OVOS (*) (calorias por cada 100 gramas)
Galinha inteiro148 calorias
Codorna156 calorias

(*) Leve me conta que um ovo inteiro de galinha pesa 50 gramas.

Dentro de cada grupo, foram escolhidos aqueles alimentos que menos calorias fornecem.

Denise Cipolli Terapeuta Holística

Denise Cipolli
Terapeuta Holística
Denise A. Ribeiro Cipolli possui mais de 5 anos de experiência em terapia holística e é formada pela UHB Universidade holística Do Brasil de Guaratinguetá desde 2012.