Esta pergunta é feita por milhões de pessoas todos os dias quando vão cozinhar ou fazer compras no supermercado ou na loja. Se você tem o colesterol alto ou se interessa simplesmente em cuidar da saúde do seu coração e nutrição em geral, continue lendo. Aqui esclarecemos as dúvidas sobre quem sai vencedor da batalha margarina x manteiga.

Sem dúvida, o cheiro de pão fresco com manteiga é maravilhoso. É um daqueles simples prazeres da vida que muitos experimentam no café da manhã, ou quando vão a um restaurante e lhes é colocada na frente uma cesta de deliciosos pães com manteiga ao lado pronta para ser usada. Mas, talvez, cada vez que você come, pense que talvez esteja fazendo algo que não deveria. E te vem à mente a lembrança da sua avó ou sua mãe cozinhando com margarina, porque “é melhor para a saúde”. Qual é a verdade sobre a manteiga e a margarina? Vamos começar analisando cuidadosamente uma por uma para saber em que te beneficiam ou te prejudicam.

Vantagens e desvantagens da margarina e da manteiga:

Margarina: Tem a seu favor que é feite de óleo vegetal, de forma que não contém colesterol. Também tem um alto teor de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, mais conhecidas como gorduras “boas”. Este tipo de gordura reduz o colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade ou LDL). Mas cuidado, porque nem tudo é cor de rosa com a margarina. Sua principal fraqueza está relacionada com seu alto teor de gorduras trans. Essas gorduras, também conhecidas como hidrogenadas, são as que dão a consistência dura da margarina. Então, logicamente, quanto mais dura à margarina, mais gordura trans contém. Nesse caso, é melhor comprar as que veem em tubos e são mais macias ou líquidas. Lembre-se que as gorduras trans elevam o colesterol “ruim” e também tendem a diminuir o colesterol “bom” (lipoproteínas de alta densidade ou HDL).

Margarina ou Manteiga? Qual é Melhor Para a Saúde?

Manteiga: É a fraqueza de muitas pessoas que a adoram e não a trocariam por nada no mundo. Mas esta também tem suas fraquezas, ou melhor, seus pontos negativos: conta com dois ingredientes que aumentam o colesterol: gorduras saturadas e colesterol de origem animal. Seu alto teor de gordura saturada representa um problema de saúde porque aumenta o colesterol “ruim” ou LDL. A gordura saturada desempenha um papel importante no aumento do risco de sofrer doenças cardíacas. Imagine: a quantidade ‘saudável’ de gordura saturada recomendada por dia é entre 10 e 15 gramas e uma colher de sopa de manteiga contém 7 gramas (ou seja, se você comer vários pães com manteiga por dia excede facilmente essa quantidade). Mas não apenas isso: a dose diária de colesterol que se considera saudável é de 200 miligramas e uma colher de sopa de manteiga, já contém 33 miligramas. Faça as contas.

Em conclusão, a margarina (especialmente a mais saudável), sai mais favorecida na batalha contra a manteiga. Mas se você não gosta da margarina em nada, pode usar opções como a manteiga leve (“light”) ou manteiga líquida. Também existem no mercado alguns produtos que misturam a manteiga com azeite de oliva ou outros óleos vegetais. Experimente, mas não se esqueça de sempre ler os rótulos com as informações nutricionais.

Leia também: “Benefícios da Manteiga“.

Você também pode consultar um especialista, se tiver dúvidas ou se tem alguma condição cardiovascular especial ou problemas de colesterol que te restrinjam o consumo de margarina e/ou manteiga.

Que tudo seja para o bem da sua saúde!