Alimentos Para Eliminar Líquidos

Para evitar a sensação de inchaço e eliminar todas as toxinas do corpo, não é suficiente consumir pouco ou nada de sódio ou ingerir até 2 litros de água por dia. Existe muito mais que pode ser feito, apelando para uma dieta específica de alimentos que nos ajudam nesta tarefa. Ideal para pessoas de qualquer idade e condição, nunca é demais levar em conta alguns básicos que colaboram para evitar o inchaço dos tecidos moles e cavidades do corpo.

A retenção de líquidos ocorre quando o corpo não pode de maneira natural eliminar suficiente água que se acumula nos tecidos. O que nos dá esse inchaço nas pernas (o mais comum) que costuma gerar dor. Os líquidos que não são eliminados se acumulam e por isso é importante que sejam distribuídos por meio da urina ou da transpiração para fora do corpo.

O excesso de sal, algumas doenças ou pouca ingestão de água colaboram com este problema. Levando uma vida saudável, que inclua exercícios e alimentação adequada podemos colaborar com esta tarefa.

Alimentos Para Eliminar Líquidos

Existem vários tipos de inchaço, intracelular, que se encontra dentro das células, intravascular que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e a intersticial, que é a mais complexa porque se encontra em ambos os locais. Esta retenção que gera inchaço é um problema de saúde que afeta muitas mulheres, e que pode ser agravado se existem doenças, tais como cardíacas, renais, hepáticas ou do sistema digestivo. Inclusive de maneira mais leve e circunstancial aparece nas mudanças hormonais, como gravidez, menopausa ou síndrome pré-menstrual.

Leia também: "Diuréticos Naturais Para a Retenção de Líquidos".

Geralmente o acúmulo de líquido se vê mais nas pernas, abdômen e nas mãos, mas também na face, especialmente nos olhos quando é mais complexa. Além de consultar o seu médico para combater este problema, é importante ter uma alimentação destinada à eliminação de líquidos (ação diurética) e muito melhor se evitam por si só a retenção. São frutas, verduras e ervas muito comuns que certamente todos conhecemos.

Entre as frutas, o melão por excelência. É típico do verão, com muitas variantes. Além de suas nuances de sabores, tem uma grande de água e muito poucas calorias, por isso é ótimo em batidos e sucos que saciam muito e colaboram para manter o peso perdido. Esta fruta tem propriedades diuréticas e depurativas, e também atua como laxante, assim como hidrata e revitaliza o organismo com as vitaminas A, B6, B3 e C que contém. Bem fresca é perfeita para as sobremesas de todos os dias.

Também a banana contém uma grande quantidade de nutrientes e sem gordura. É rica também em açúcares, magnésio, ferro e betacaroteno, é baixa em sódio e rica em potássio. Também vitaminas muito importantes do grupo B, ácido fólico, vitamina C, vitamina E e fibras, por isso lhe são conferidas propriedades antioxidantes. É de absoluto poder alimentício, mas não devemos abusar do seu consumo.

Entre as verduras, a alcachofra é das mais depurativas e diuréticas. Fique de olho! Nunca enlatada, deve ser sempre consumida ao natural. Entre suas propriedades, melhora a função hepática, reativa o sistema digestivo e reduz significativamente o colesterol. É rica em potássio e magnésio, por isso, para este efeito diurético é ideal.

Entre as bebidas, além de água natural, sem agregados, o chá verde é a melhor das ervas diuréticas. É um antioxidante, termogênico, rejuvenescedor, estimulante e fortalece o sistema imunológico e diurético. Tem muita vitamina C, cobre, magnésio, fósforo e potássio, assim como alguns aminoácidos e flavonoides. É uma bebida milenar que tem efeitos muito positivos sobre o organismo e de acordo com o que dizem os orientais é uma fonte de rejuvenescimento bebida todas as manhãs no café da manhã. Também fria, acompanhada com limão e muito gelo serve para acompanhar as refeições. Sua amargura pode ser facilmente combatida com stevia, nunca com açúcar.

A chave para evitar a retenção de líquidos pode também estar na alimentação e, claro, sempre acompanhada de bons costumes, muito longe do sedentarismo. Em qualquer idade e em qualquer condição estes alimentos são permitidos, além de muito benéficos nesta luta para afastar o inchaço em algumas partes do corpo que são muito incômodas. Podem ser consumidos sozinhos ou dentro de batidos e preparações de todos os dias.

Para mais informações sobre como combater essa condição, não deixe de ler também "Como Prevenir e Combater a Retenção de Líquidos".

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