A urtiga é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, mas muito conhecida em quase todo mundo. É uma das plantas medicinais mais comumente utilizadas na preparação de diferentes remédios naturais, desde a antiguidade.

Um de seus grandes benefícios é sua ajuda para emagrecer. Se você quer saber como pode te ajudar, leia este artigo...

Certamente, você já deve saber que tem sido usado tradicionalmente para tratar a artrite, para combater a febre do feno e como ajuda para a perda de peso de forma natural.

Aparentemente, esses benefícios vêm nas mãos do seu alto teor de minerais, como potássio, ferro, enxofre e vitamina C, A e vitaminas do complexo B, associado ao seu baixo teor calórico. Quer saber como pode te ajudar a se livrar desses quilos extras?

Urtiga: Uma Erva que Ajuda a Perder Peso de Forma Natural

Benefícios de Emagrecimento da Urtiga:

A urtiga tem propriedades diuréticas suaves que evitam a retenção de líquidos, eliminando, por sua vez, as toxinas do corpo e purificando o sangue.
De acordo com especialistas em nutrição e fito terapia, a urtiga é um estimulante do sistema linfático que induz os rins a liberarem resíduos sistematicamente. Devido a esta capacidade, é que tem sido utilizada na medicina alternativa para o tratamento de distúrbios metabólicos, como diabetes e obesidade.

A redução destas substâncias armazenadas no tecido muscular e em todo o sistema linfático permite que o corpo funcione de forma mais produtiva. Gillian McKeith, autor e apresentador de televisão de “Você é o que você come”, recomenda em seu livro “Emagreça naturalmente” beber de 3-4 xícaras por dia de chá de urtiga, já que aumenta o metabolismo e diminui o apetite naturalmente.

Os pelos minúsculos que possui a urtiga em seus talos liberam serotonina e acetilcolina, dois neurotransmissores que ajudam a suprimir o apetite e melhoram o humor.

Leia também: “Receita de Chá de Aipo Para Emagrecer”.

Consumo, Efeitos Colaterais e Contraindicações da Urtiga:

Existem várias maneiras de consumi-la pelas quais você pode se beneficiar com suas propriedades curativas. Você pode consumir:

  • No chá
  • Sucos e batidas
  • Cozida no vapor
  • Frita levemente na manteiga

Leve em conta que os talos da urtiga costumam ser muito fibrosos e não amaciam com o cozimento. Por esta razão, é conveniente separar as folhas dos talos com uma tesoura no momento de prepará-las como alimento.

Você pode adicionar em sopas, guisados ou simplesmente salpicar a planta seca nas refeições. Veja como nesta saborosa receita...

Suco de Urtiga:

Para preparar este delicioso suco você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 140 gramas de pepino
  • 140 gramas de aipo
  • 70 gramas de urtiga

Lave a urtiga e a coloque de molho por algumas horas para soltar os seus pelos urticantes. Lave, descasque e pique o pepino e o aipo. Bata todos os ingredientes e beba esse delicioso suco ao meio-dia, antes do almoço.

Quantos aos efeitos colaterais, os pelos nas hastes das urtigas costumam ser urticantes e podem te causar: Ardência, coceira e erupções. Para evitar o contato com esses pelos, ao manipular a urtiga, utilize luvas de látex.

Quanto ao seu consumo por via oral pode causar-lhe: Aumento da pressão e problemas digestivos. Evite a urtiga se você é alérgico ou sensível a plantas da mesma família ou se você estiver grávida ou amamentando.