A L-Carnitina, Um Suplemento Sim De Queimar Gordura

A maioria de nós já ouviu falar centenas de vezes os benefícios da L-carnitina, já lemos centenas de artigos sobre como esta molécula ajudava a queimar gordura simplesmente ao tomá-la, mas o curioso é que 99,99% das vezes, não existiam estudos científicos que corroborassem o que a teoria explica sobre a L-carnitina.

No entanto, todos nós temos um amigo, um conhecido de um amigo ou o açougueiro do primo do açougueiro que garante que tomou L-carnitina em suplemento e queimou mais gordura, como se de um frango assado estivessem falando, e tem sido, certamente, sem fazer outra coisa a não ser tomar a pílula e seu peso havia reduzido. A única resposta que poderíamos dar é que era devido ao efeito placebo (efeito psicológico que dá resultados ao pensar positivo).

A L-carnitina é uma molécula imprescindível para queimar gordura, a qual é produzida pelo nosso próprio corpo a partir do aminoácido lisina e vitamina C (outro motivo para que não falte essa vitamina), e também se encontra em muitos alimentos, especialmente a carne.

A L-carnitina, Um Suplemento Sim De Queimar Gordura

As moléculas de L-carnitina têm como missão ajudar a romper os ácidos graxos de cadeia longa da membrana mitocondrial para que se convertam em energia (isto é feito nas mitocôndrias) no interior das células.

Originalmente os suplementos de L-carnitina foram criados para as pessoas com doença cardíacas ou hepáticas que tinham um déficit dessa molécula, no entanto as pessoas que eram saudáveis não precisavam tomar nenhum suplemento de L-carnitina, uma vez que já tinham tudo o que precisam em seu próprio corpo.

Mas, como sempre, os seres humanos fazem uso de uma lógica simples e pensamos mais além, focando no que em teoria faz a L-carnitina, que nada mais é, em resumo, que queimar gordura, talvez por isso, se colocar mais quantidade de L-carnitina queimaremos mais gordura.

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Medir mais L-carnitina não implica queimar mais gordura, ou pelo isso diziam a maioria dos estudos, claro que ninguém havia confirmado que era assim, todos chegavam à conclusão de que não era por colocar mais carnitina suplementada que se queimava mais gordura, a única coisa que se queimava era o nosso bolso. Haviam sido realizados estudos com todos os tipos de biótipos, dietas, exercícios, condições e lugares do mundo, e nenhum dos testes deram resultados positivos, indicando que tomar mais L-carnitina de forma exógena ajudava a queimar mais gorduras.

No entanto, vasculhando sem parar os estudos científicos encontramos este que mostrava como se havia encontrado um aumento de 21% de L-carnitina nos músculos das pessoas que foram suplementadas, com isso podíamos extrapolar esse resultado para que essas pessoas queimassem mais gordura (grosso modo), com melhor rendimento esportivo e menos fadiga.

Este estudo, ao contrário do resto, teve uma duração mais longa, na verdade os resultados positivos do uso de L-carnitina foram detectados após 6 meses do início, e com uma grande suplementação, pelo menos 4 gramas por dia. Nunca se havia alcançado tal extensão no tempo, nem tampouco tanta qualidade na dose tomada.

Agora, se você é uma pessoa saudável, seria mais rentável fazer esporte e cuidar da dieta do que passar mais de seis meses tomando 4 gramas de L-carnitina por dia, além disso, é preciso ficar claro que a L-carnitina apenas produzirá mais oxidação de gordura quando existem motivos reais para fazê-lo, vamos, se você é do tipo que toma mil suplementos e depois não faz nenhum esporte, é mais provável que consiga queimar alguma gordura rezando do que tomando várias doses de L-carnitina.

Para mais informações sobre os usos da L-carnitina, não deixe de ler o artigo “L-Carnitina: Benefícios de Carnitina Pós-Treino”.

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