Quando aparecem variações anormais de cor em algumas áreas dos dentes (amarelo, marrom, cinza, azul ou até branco brilhante em contraste com o resto dos dentes), pontos e linhas, se diz que os dentes estão manchados.
Essas manchas surgem porque o esmalte, que é a cobertura exterior dura dos dentes, vai se desgastando por diferentes fatores fazendo com que fique descoberta a dentina, o interior menos denso das peças dentais, o qual absorve a cor dos alimentos.
Causas das Manchas nos Dentes
- Fumaça do cigarro.
- Bebidas como coca-cola, chá, café, sucos ácidos, como limão ou vinho tinto.
- Golpes durante a infância.
- Envelhecimento.
- Tomar medicamentos antibióticos durante o desenvolvimento dental pré-natal ou quando os dentes ainda estão em formação na infância.
- Doenças infantis graves como sarampo ou coqueluche, especialmente durante a formação dos dentes.
- Outras doenças, como o raquitismo.
Remédios Caseiros Para Dentes Amarelados
Mamão
Comer diariamente um pedaço de mamão, o qual ajuda a branquear os dentes.
Morango
Esfregue os dentes com um morango partido ao meio. Isto não apenas clareia os dentes, mas também fortalece as gengivas que sangram, o que ajuda e previne a gengivite ou inflamação das gengivas.
Maçã
Comer uma maçã diariamente, já que esta fruta ajuda a fortalecer as gengivas e branqueia os dentes.
Bochechos Com Sálvia
Despeje duas colheres de sopa de folhas de sálvia em um copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Realize bochechos desta infusão após cada refeição. Também é recomendado mastigar folhas de sálvia previamente lavadas.
Água Oxigenada
Despeje 2 gotas de água oxigenada em 1 colher de sopa de água. Misture e embeba uma bola de algodão com esta preparação. Esfregue delicadamente sobre os dentes manchados e enxágue com bastante água.
Dicas Para Manter ou Clarear os Dentes
Manter os Dentes Limpos
Uma boa higiene oral ajuda a evitar que os dentes se manchem por ação dos alimentos ou de líquidos. Isso significa escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, especialmente após as refeições.
Enxaguar a Boca
Depois de cada refeição, lave a boca. Se você não puder ir ao banheiro, recomenda-se tomar um gole de água e engoli-lo enquanto ainda está sobre a mesa.
Não Esfregue com Força os Dentes ao Escovar
Se você escova com muita força pode desgastar o esmalte do dente e fazer fendas nas raízes dos dentes.
Fio Dental
As manchas dos dentes parecem piores se existe placa dental (uma camada fina e quase invisível de bactérias e restos de alimentos). Por isso, recomenda-se o uso diário do fio dental.
Deixar de Fumar
O tabagismo é um dos fatores que mais causa manchas nos dentes. Daí a conveniência de eliminar esse hábito, se você quer ter dentes sem manchas.
Reduzir o Consumo de Café
Porque o café pode manchar os dentes, é aconselhável tomar apenas um copo desta bebida durante o dia. Além disso, tente escovar os dentes depois de tomá-lo.
Use um canudo. Para minimizar o contato com os dentes, você pode usar um canudo para beber os líquidos que tendem a manchar os dentes, como chá, os refrigerantes de cola, e sucos ácidos. Use canudo de preferência não descartável de inox.
Visite o Seu Dentista Regularmente
Recomenda-se ir a um especialista com certa periodicidade e mais se você observar qualquer anormalidade nos seus dentes.
Desta forma, é possível evitar qualquer problema dental que possa envolver a destruição da parte viva do dente e, como resultado, o possível aparecimento de manchas.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.