A pressão arterial (PA) é a pressão que exerce o sangue exerce sobre as paredes arteriais quando o coração bombeia o sangue para as artérias. Uma determinada quantidade de pressão ou força é essencial para que o sangue circule até as extremidades de todos os órgãos desde a cabeça até os pés. Mas, quando esta pressão é maior do que o normal, se conhece como hipertensão ou pressão arterial alta. A pressão arterial alta é um "assassino silencioso", porque em algumas pessoas, não produz nenhum sintoma em absoluto e em silêncio pode causar a morte.
A vida da cidade de ritmo rápido e louco para conseguir a maior quantidade em um tempo mínimo, tem levado as pessoas a serem escrevas do estresse físico e mental grave. Isso definitivamente tem um papel a desempenhar na elevação da PA. A pressão arterial normal deve ser em torno de 120/80, se a PA oscila entre 120/80 e 139/89 indica um estado pré-hipertensão e além da PA 140/90 se diz que é pressão arterial alta. O número superior é a pressão sistólica. A pressão sistólica é indicativa da pressão máxima nas artérias quando o coração se contrai e bombeia para empurrar o sangue para frente para as artérias. Em outras palavras, o número significa a máxima PA que as artérias podem estar expostas.
O número inferior é a pressão diastólica. Reflete a pressão nas artérias quando o coração relaxa após a contração. Na verdade, é a pressão entre dois batimentos cardíacos. A pressão diastólica é indicativa da pressão mínima que as artérias podem estar expostas. A pressão arterial alta conduz a complicações graves, tais como insuficiência cardíaca congestiva, ataque cardíaco, enfraquecimento dos aneurismas da aorta ou da parede da aorta, o endurecimento das artérias ou arteriosclerose, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, lesões oculares, etc.
Classificação da pressão arterial em adultos:
- Normal menos do que 120/80.
- Pré-hipertensão: entre 120-139/ 80-89.
- Hipertensão - Fase 1: entre 140-159/90-99.
- Hipertensão - Fase 2: maior que 159/99.
Alguns dos sintomas de pressão arterial alta podem ser dores de cabeça, dor de garganta, tonturas, palpitações, dor no peito e falta de ar, visão turva, náuseas e vômitos. As causas da pressão alta podem ser enumeradas da seguinte maneira:
- Envelhecimento.
- Herança genética.
- Estresse.
- O consumo de sal.
- Fumar.
- Consumo excessivo de álcool.
- Obesidade.
- Inatividade física.
- Alimentos gordurosos, frituras, finalmente, uma dieta gordurosa.
- Alterações hormonais em mulheres.
- Alguns medicamentos, como remédios para gripe, alergia aos medicamentos, pílulas anticoncepcionais, pílulas de dieta, estimulantes, etc.
Remédios Caseiros Para a Pressão Arterial Alta:
- Tomar um copo de suco de limão ou use limão nas saladas diariamente ou chá de limão para manter a PA sob controle. O limão é eficaz na prevenção da fragilidade dos capilares.
- Consumir 2-3 dentes de alho por dia. O alho reduz a velocidade do pulso e controla as palpitações e os espasmos das pequenas artérias. Por isso, é altamente eficaz na redução da pressão arterial alta.
- Adicione cerca de 30 gramas de mel, 2 colheres de chá de suco de cebola e beba todos os dias. Isto reduzirá a pressão arterial alta.
- Prepare cerca de 600 ml de suco misturando cenoura e espinafre. Tome para aliviar os sintomas de pressão arterial alta.
- Ferva 2 batatas, retire a pele e corte em fatias. Marine as fatias com uma pitada de pimenta do reino e consuma. Esta é uma deliciosa solução para o problema de pressão arterial alta.
- Adicione 1 colher de chá de pimenta caiena à água morna e beba. Isso proporciona um alívio rápido da pressão arterial alta.
- Tome 1 colher de sopa de suco de groselha indiana misturada com mel pela manhã todos os dias. Isto é benéfico para o tratamento da PA alta.
- Ferva 20 gramas de salsa em 250 ml de água. Coe e beba para se livrar da pressão arterial alta.
- O consumo elevado de arroz integral alivia os sintomas da pressão arterial elevada.
- Comer um mamão em jejum regularmente. Não coma qualquer outra coisa durante 2 horas após o consumo do mamão. Este é o remédio caseiro mais eficaz para a pressão arterial elevada.
- Beber 8-10 copos de água ionizada reduz a pressão arterial elevada.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.