O bruxismo é definido como uma atividade anormal e para funcional (sem fim concreto) dos músculos da mastigação que se realiza de forma inconsciente.

As pessoas com bruxismo (que podem ser tanto crianças como adultos) mantém os dentes em contato durante um longo período de tempo e com uma força que, por vezes, atinge 60% do máximo que se pode exercer na mastigação normal causando problemas nos dentes, articulações e músculos da boca. Manifesta-se de duas maneiras, ou inclusive podem apresentar-se juntas:

  • Bruxismo cêntrico: é quando se apertam os dentes.
  • Bruxismo excêntrico: os dentes superiores e inferiores se esfregam e produzem a moagem (geralmente ocorre durante o sono).

São diversos os fatores associados com o aparecimento do bruxismo sendo os mais importantes o estress, a ansiedade e a posição durante o sono.
Devido ao bruxismo que, muitas vezes, ocorre quando se está dormindo, existem pessoas que não se dão conta que sofrem até que observam:

Nos dentes:

  • Abrasões: desgaste dentário no nível do colo dos dentes, na forma de um machado.
  • Desgaste oclusal: a superfície oclusal (a que usamos para mastigar e triturar os alimentos) se achata ou inclusive aparecem depressões e subsidência.
    Bruxismo: Remédios Caseiros Para Bruxismo
  • Fraturas dentárias.

Nas gengivas:

  • Elas enfraquecem e, com o passar do tempo, apresentam inflamação e inclusive mobilidade dentária.

Da mesma forma surgem sintomas como os seguintes:

  • Dores de cabeça, já que as musculaturas, tanto da mastigação quanto da cabeça estão relacionadas e, por isso, é fácil que se produzam dores nas têmporas.
  • Dores no pescoço e nas costas.
  • Dor ou fadiga na articulação da mandíbula. Não apenas ao comer, abrir e fechar a boca, mas também em repouso.

Remédios Caseiros

  • Mastigue uma maçã, couve-flor ou cenoura crua antes de ir dormir. Isto pode ajudar a acalmar a mandíbula hiperativa e é particularmente útil para as crianças.
  • Aplique calor nas mandíbulas. Dobre uma toalha facial, mergulhe em água quente, torça e aplique em ambos os lados da face. O calor vai relaxar os músculos tensores da mandíbula.
  • Recomendações

    • Coloque um protetor bucal ou tala para eliminar o hábito reflexo produzido no cérebro. Trata-se de um aparelho de resina rígida ou acrílica dura termopolimerizável, removível e concebido de tal maneira que, enquanto se usa, evita que os dentes entrem em contato entre si, reduzindo o desgaste ou a moagem.

    • É aconselhável não começar a usá-la à noite, pois pode interferir com o sono; o melhor é começar a usar várias horas durante o dia, enquanto está realizando alguma outra atividade.

    • Da mesma forma, é aconselhável consultar um dentista que confeccione a tala na medida da boca da pessoa que sofre de bruxismo. Você deve seguir as orientações de revisões periódicas para que novamente se ajuste porque a tala, ao longo do tempo, vai se desgastando.

    Pratique técnicas de relaxamento para aliviar a tensão de outra forma. Para fazer isso, você pode imaginar que uma bola está na palma da sua mão, aperte lentamente, em seguida um pouco mais forte e, finalmente, relaxe a mão. Você deve repetir o exercício.

    • A fim de relaxar todo o corpo você pode deitar no chão, com os braços e pernas relaxados e separados. Inspire profundamente pelo nariz retenha o ar por um tempo, depois expulse lentamente pela boca. Faça isso três vezes. Em seguida, realize a respiração abdominal (pela boca) expulsando o ar lentamente pelo nariz, enquanto relaxa o corpo. Repita três vezes. Finalize com várias respirações profundas estendendo e flexionando as extremidades. Experimente realizar estes exercícios duas ou três vezes por dia, ou pelo menos manter o controle para fazê-los com certa periodicidade e com uma duração determinada.

    • Outra prática consiste em começar a imaginar um lugar onde você gostaria de estar, pensar que está lá, que escuta os sons que geralmente envolvem esse ambiente e inclusive tentar sentir o cheiro. Aproveite o tempo para imaginar a cena e relaxar os sentidos. Esta prática pode ser realizada durante cinco minutos. Coloque a mente em branco e repita. Este exercício vai ajudar a ficar mais relaxado e com a mente em outro lugar, e não na sua boca.

    Outras dicas para reduzir o estresse, que pode causar o bruxismo incluem:

    • Reduzir a cafeína e os carboidratos refinados, como doces, tortas e bolos, o qual ajudará a melhorar a sua alimentação em geral.
    • Consumir alimentos ricos em cálcio, já que este mineral é eficaz no tratamento de movimentos musculares involuntários.
    • Tome banhos quentes.
    • Leve as coisas com calma.

    Para mais informações sobre esta condição, recomendamos a leitura do artigo “Bruxismo Ou Dor De Cabeça?