O enfisema é uma doença crônica, irreversível que dificulta a respiração, especialmente o exalar.

Esta condição afeta os alvéolos individuais, que são como os sacos de ar, fazendo com que estes sejam maiores e menos elásticos.

Esta situação faz com que seja difícil para que os alvéolos expulsem completamente o dióxido de carbono dos pulmões. Por essa razão, o paciente com enfisema custa a respirar normalmente.

Na maioria dos casos, o enfisema se apresenta depois dos 50 anos de idade. No entanto, a forma hereditária se manifesta inclusive em pessoas de 20 anos.

Os sintomas nas primeiras etapas do enfisema incluem:

  • Falta de ar com ao se exercitar.
  • Tosse crônica com pouco muco.
Remédios Caseiros Para Enfisema

Em seguida, nas etapas posteriores os sintomas são:

  • Falta de ar depois de pouco ou nenhum exercício.
  • Tosse crônica que produz muco claro e espesso.
  • Peito aumentado em forma de barril.
  • Chiado constante.
  • Olhos volumosos.
  • Pele azulada.
  • Dor de cabeça.
  • Tontura.
  • Irritabilidade.
  • Insônia.

As causas mais comuns de enfisema podem ser mencionadas:

O enfisema é uma doença incurável, existem remédios caseiros e recomendações, que em conjunto com os tratamentos médicos, ajudam a melhorar a qualidade de vida e evitam o agravamento da condição.

Leia também: "Informações Sobre Câncer de Pulmão".

Remédios Caseiros Para o Enfisema

  • Inale regularmente óleos de aroma terapia como o de eucalipto, hissopo, pinho ou alecrim. Para isso, você deve ferver uma bacia de água e adicionar algumas gotas dos óleos essenciais mencionados.
  • Ferva duas colheres de sopa Helênio em uma xícara de água durante 5 minutos. Tome uma xícara por dia. Este remédio atua como expectorante e, também, limpa o muco dos pulmões.
  • Consumir alimentos antioxidantes (verduras e frutas de folhas escuras, cereais integrais, frutos secos, gérmen de trigo, etc.), já que de acordo com estudos, melhora a função pulmonar.
  • Ferva 225 gramas de raiz de alazão sagrado ou repolho azedo, previamente lavada em ½ litro de água até que o líquido seja reduzido para 1 xícara. Coe e adicione a esta preparação ½ xícara de melaço, 1 colher de sopa de xarope de bordo puro e algumas gotas de baunilha genuína. Misture todos os ingredientes até obter um xarope liso. Tome 1 colher de chá para aliviar a sensação de formigamento na garganta que produz a tosse de pessoas com enfisema.
  • Ferva 15 gramas de flores de malva, 25 gramas de flores de lavanda e 15 gramas de flores de violetas em 1 litro de água por 10 minutos. Deixe em infusão durante 30 minutos em um recipiente coberto, coe e distribua o líquido obtido em 8 partes para tomar em 4 dias, na razão de 2 vezes por dia, durante 16-20 dias.
  • Com as folhas e flores de ajedra se prepara uma infusão a 1%, ou seja, uma colher de folhas e flores cortadas por 100 colheres de sopa de água, ou 1 grama da planta por 100 ml de água. São tomadas três ou mais colheres durante o dia. É excelente para as doenças crônicas do peito e dos pulmões, além de tonificar e estimular o sistema nervoso.
  • Realize um banho de tomilho, na razão de 100 gramas de tomilho por ½ litro de água, em infusão que se adiciona a água do banho. Este remédio tem uma ação antiespasmódica, fluidificante sobre as secreções, expectorante e fortemente antisséptica que se manifesta especialmente nos órgãos respiratórios. O tomilho é, portanto, um excelente remédio, não apenas em casos de enfisema, mas também de tosse convulsa e bronquite.

Recomendações

Deixe de fumar. O primeiro passo, para evitar o agravamento do enfisema é parar de fumar. Há muitos adesivos, sprays, chicletes e inaladores que você pode usar para te ajudar a deixar de fumar. O médico pode lhe informar sobre grupos de apoio para deixar o cigarro.

Acupuntura e hipnotismo ajudam. Procure mais informações na sua cidade. Evite ser um fumante passivo (ou respirar o chamado fumo de segunda mão), a fumaça dos carros, as fumaças em geral, poeira e substâncias químicas irritantes.

Manter a casa bem ventilada. Para isso, recomenda-se utilizar um umidificador se o ar está muito seco e se livrar do mofo realizando regularmente uma limpeza rigorosa.

Evite os alérgenos. Se você sofre de alergias e que afetam a respiração, resulta conveniente se afastar dos alérgenos, já que podem complicar o enfisema.

Coma pouco e muitas vezes. Devido ao fato de que o enfisema aumenta o tamanho dos pulmões pelo ar que fica aprisionado, estes pressionam para baixo no abdômen e deixam menos espaço para que se estenda o estômago. Por esse motivo, é importante distribuir as refeições, em vez de três grandes em seis pequenas e consumir alimentos que contenham muitas calorias e proteínas em pequenas quantidades.

Ingerir vitamina A. Recomenda-se tomar como suplementos a vitamina A (10.000 mg diariamente para fortalecer o tecido pulmonar) e vitamina E (400 mg diariamente para aliviar dificuldades respiratórias).

Mantenha seu peso corporal ideal. Existem pessoas com enfisema que ganham muito peso e tendem a reter líquidos enquanto que outras tendem a ser muito magras pela quantidade de energia que têm que gastar ao respirar com mais força. O aconselhável é se manter o mais próximo do peso ideal para melhorar os pulmões.

Fazer exercício, como caminhar (durante pelo menos 20 minutos por dia), já que limpa o muco dos pulmões, melhora a capacidade pulmonar, aumenta a resistência e reduz a falta de ar. Da mesma forma, resulta benéfico se exercitar para tonificar os músculos localizados nos ombros, pescoço e braços, já que as pessoas com doenças pulmonares usam estes músculos mais do que as outras pessoas. Por isso, recomenda-se usar pesos de mãos de meio quilo ou um quilo.

Manter livres as vias respiratórias. Para isso, é preciso fortalecer seus músculos respiratórios exalando lentamente e franzindo os lábios durante 30 minutos todos os dias. Ou seja, você deve tentar exalar o dobro do tempo que leva para inalar. Desta forma, ajudará a livrar os pulmões do ar viciado e em seu lugar entrará ar fresco.

Aprender a relaxar. É importante que a pessoa com enfisema não se encontre em um estado de constante alarme, já que assim consumirá muito oxigênio, o que pode piorar seu enfisema. Recomenda-se praticar técnicas de relaxamento (yoga, meditação, etc.) e visualização criativa.

Não se culpe pela doença. Muitas pessoas com enfisema se culpam por sofrer esta doença, já que fumaram durante anos. Este tipo de raiva e autocensura não ajuda. É necessário mudar a direção do pensamento, já que o passado não pode ser mudado, mas sim o presente e o futuro.

Uma maneira de mudar o foco consiste em definir pequenas metas realistas. O exercício é uma ótima maneira de aumentar a confiança e estabelecer alguma meta objetiva e realista com base na evidência física. Podem ser usados gráficos para medir o progresso, estes darão uma medida muito objetiva da capacidade de fazer algo.

Junte-se a um grupo de reabilitação. Um grupo de reabilitação pulmonar pode ilustrar o paciente sobre sua condição e fornecer apoio social, o que pode reduzir o número de hospitalizações.

Contar com um membro da família que possa ajudar o doente quando sente falta de ar e lhe ajude psicologicamente a superar o momento, já que desta forma podem novamente respirar com normalidade.

Evite dizer "eu não posso". As pessoas que sofrem de enfisema podem passear e realizar muitas atividades, mas devem fazê-lo em seu próprio ritmo.

Organizar o trabalho doméstico. Para evitar o consumo desnecessário de energia, é necessário organizar o trabalho dentro de casa. Para fazer isso, a pessoa com enfisema pode, por exemplo, se perguntar: Como organizar o espaço para que consiga fazer mais com menos esforço? Qual probabilidade existe de colocar a mesa, retirando os pratos diretamente do escorredor em vez de guardá-los no armário? Neste sentido, ajuda ter um carrinho de mão de três etapas para fazer as tarefas domésticas.

Coordenar a respiração ao levantar objetos. Recomendamos exalar com os lábios franzidos quando o paciente com enfisema levantar algo e inalar, enquanto está em repouso. Da mesma forma, se sobe uma escada deve exalar através dos lábios franzidos e inalar quando descansa.

Não use sprays. Para o cabelo, é aconselhável usar fixadores líquidos ou do tipo gel e desodorantes sólidos ou líquidos com aplicador de esfera. Também é necessário evitar os produtos de limpeza doméstica de pulverização mediante aerossóis.

Afrouxe as roupas. Selecione roupas que permitam ao peito e abdômen se estender livremente. Por isso, devem-se evitar cintos, sutiãs ou faixas apertadas. Neste sentido, podem ser usadas confortáveis camisolas em vez de sutiã e cordões para calças, em vez de cintos apertados.

Inalar oxigênio extra que vem em tanques portáteis. Isso ajuda a respiração e melhora a função cardíaca. No entanto, reduz seriamente a mobilidade da pessoa que sofra de enfisema.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.