A erva fundamental nas curas aiurvédica. Assim como a cúrcuma, o gengibre ou o Tulsi é uma das plantas fundamentais de aiurvédica. Este manjericão sagrado da Índia tem propriedades simplesmente fabulosas. Por esta razão, não deixe de conhecer mais sobre as suas propriedades lendo este artigo.

O Tulsi é uma das ervas sagradas na Índia, própria da tradição medicinal Ayurveda, a qual se atribui tanto propriedades curativas como também benefícios para a saúde.

Leia também: "Ayurveda: Medicina Tradicional Indiana".

Este manjericão sagrado, como também muitas vezes é chamado, é utilizado há milhares de anos para tratar tosses, gripes e resfriados. Está relacionado com a pureza e leveza do corpo, a limpeza de toxinas, principalmente das vias respiratórias, além de ter um efeito sobre os gases e o inchaço. É da mesma família do manjericão tradicional que consumimos sempre em nossas casas.

Saiba Como Usar Tulsi, Uma das Plantas Medicinais da Índia

Mas o Tulsi não tem apenas propriedades benéficas para a saúde, Ayurveda também o reconhece com um significado espiritual. Na mitologia hindu essa planta é a reencarnação da deusa Tulsi, na Índia, é comum ter uma planta de Tulsi, a qual recebe cuidados com devoção pela manhã e à noite, principalmente em troca de proteção divina.

Sem dúvida, juntamente com a cúrcuma, o gengibre e a triphala, é uma das medicinas naturais fundamentais da Índia. Não deixe de conhecer mais.

Estes São Alguns dos Benefícios Medicinais do Tulsi:

  • Estresse: as folhas de Tulsi são reconhecidas como uma planta anti-estresse. Foi demonstrado que é aconselhável mastigar até 24 folhas de Tulsi, divididas em dois turnos por dia para aliviar o estresse, também purifica o sangue.
  • Propriedades contra as infecções: o óleo das folhas de Tulsi funciona como anti-séptico contra fungos, bactérias e parasitas.
  • Febre, tosse, muco e asma: as folhas de Tulsi são especialmente indicadas para aliviar a febre e resfriados. Descongestionam o tubo bronquial e as fossas nasais, ajudando a eliminar o muco, também é bom para a asma.
  • Dor de garganta: ferva a água com folhas de Tulsi e beba quente, também é possível realizar gargarejos. Aliviará a dor de garganta.
  • Dores de cabeça: Muitas vezes acompanham gripes e resfriados, mas as folhas de Tulsi também são eficazes para isso. Ferva um punhado de folhas de Tulsi em água e beba ou misture esmagadas com pasta de sândalo e coloque a mistura na testa para baixar a temperatura e aliviar a dor.
  • Pedras nos rins: extraia o suco das folhas de Tulsi em um liquidificador e adicione mel, beba durante seis meses, de modo que será possível eliminar os cálculos.
  • Problemas cardíacos: a medicina aiurvédica garante que o Tulsi é benéfico no caso de doenças do coração, também reduz o nível de colesterol ruim no sangue.
  • Picadas de insetos: o Tulsi funciona também para curar picadas de insetos. Beba um pouco de suco de folhas de Tulsi ou coloque sobre a área afetada, a sensação de alívio será imediata.

Como Preparar o Tulsi

Para prevenir: ferva as folhas em água, em seguida, adicione o chá e beba.

Para curar: em caso de febre ferva as folhas de Tulsi com cardamomo em pó em meio litro de água, abaixe o fogo e adicione uma colher de sopa de açúcar e meia xícara de leite. Beba este remédio a cada três horas, se você se sentir muito mal faça de duas em duas horas. É excelente para diminuir a temperatura.

Estas São Outras Maneiras de Consumir o Tulsi:

  • Ferva as folhas de Tulsi em mel e adicione gengibre, aliviará a bronquite, a asma, a tosse, o resfriado e a gripe.
  • Ferva as folhas com 5 dentes de alho e uma pitada de sal em meio litro de água, em seguida, beba, aliviará imediatamente os sintomas da gripe.
  • É benéfico mascar as folhas de Tulsi: deste modo você pode aliviar a sensação de frio e gripe.

Para conhecer outras plantas medicinais da medicina ayurveda, recomendamos a leitura do artigo "Conheça a Triphala, Uma das Medicinas Ayurveda por Excelência".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.