A dor nas costas pode ter origem em uma série de causas, como lesões, degeneração das vértebras, infecções, tumores, sobrecarga ou traumatismos. A causa exata pode ser muito complicada de identificar em alguns casos, já que pode se originar nos tecidos moles, no osso, no disco intervertebral ou na rede de nervos que a atravessam.

No entanto, a origem mais comum desta doença é de origem mecânica: ao aumentar a pressão sobre o espaço intervertebral, o disco é movido, irritando a raiz nervosa que é a que finalmente dá início a dor. Quando a dor começa, o corpo produz uma reação que consiste em imobilizar a área através do que conhecemos como contração muscular reflexa.

É o problema de saúde mais comum nas sociedades mais desenvolvidas e a dor nas costas é a principal causa de incapacidade em pessoas com mais de 45 anos. Quase todo mundo sofre, em pelo menos uma ocasião, de dor nas costas ao longo da sua vida. Por isso, é importante conhecer aqueles movimentos e posturas errôneas que favorecem a dor nas costas, assim como os principais fatores de risco e dicas que podem nos ajudar a prevenir o seu aparecimento.

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  • A má postura é um dos principais inimigos das costas. Se essas posturas são mantidas ao longo do tempo mais cedo ou mais tarde terminarão causando lesões e dores nas costas. Por esse motivo, é muito importante se sentar bem, quando estamos trabalhando ou estudando pelo grande número de horas que passamos sentados.
    Como Combater a Dor nas Costas
  • Do mesmo modo, é preciso evitar posturas mantidas ao longo do tempo, já que sobrecarregam a musculatura ou as estruturas da coluna vertebral.
  • Utilizar uma cadeira baixa nos ajuda a ter as pernas flexionadas, de modo que descarregamos a região lombar. Esta cadeira deve ser também mais baixa do que a mesa, com a finalidade de nos vejamos obrigados a colocar as costas contra o encosto, mantendo, assim, a postura correta no momento de nos sentarmos e evitando, no entanto, a típica posição de nos conduzirmos para frente que deve ser evitada a todo custo.
  • O aumento da tensão nervosa provoca espasmos nos músculos das costas. Por isso, é importante aprender a realizar exercícios e técnicas de relaxamento, assim como exercícios de alongamento que nos ajudem a evitar o aparecimento de dor.
  • Quando realizamos qualquer tipo de esporte, é preciso dedicar tempo praticando os movimentos certos, já que são gestos que são realizados muitas vezes, por isso, se são realizados errados provocarão o aparecimento de dores nas costas e a ocorrência de lesões.

Em todos os casos, a repetição ou o prolongamento no tempo é a causa final de que se origine a dor nas costas. Uma vez que na maioria dos casos, são atividades que não podemos parar de fazer, é muito importante aprender hábitos de postura correta, realizar exercícios que visam fortalecer o nosso sistema musculoesquelético, evitar aquelas atividades e os riscos que são contraproducentes e aprender a usar de uma forma correta as nossas costas.

É importante saber que a dor é o primeiro sinal que nos dá o corpo para nos avisar que não estamos cuidando de uma forma correta ou o suficiente das nossas costas. Portanto, deve-se notar que, tomar medicamentos para prevenir a dor pode aliviar, mas não é a solução para o problema.