Você consome proteína quando pois precisa de energia, gorduras boas para um cabelo, pele e unhas saudáveis, grãos integrais para manter o seu organismo funcionando sem problemas.

Mas o que você deveria comer para manter sua vagina saudável?
Acredite ou não, certos alimentos realmente podem manter sua vagina saudável, combatendo infecções e até mesmo aliviando a secura.

Mas assim como existem os bons existem os maus alimentos que você deve deixar fora do seu prato, tanto quanto for possível.

Alimentos Que Melhoram a Saúde Vaginal

Iogurte Natural e Outros Probióticos

Os probióticos (bactérias boas) ajudam a manter o PH da vagina e
afastam infecções fúngicas e ainda mantêm o intestino saudável.

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Os probióticos podem ser encontrados em alimentos fermentados, como iogurte natural, chucrute, kefir, kombucha e missô.

Cranberry

Cranberry previve e alivia os sintomas de infecção urinária e equilibra o PH da vagina.
Cranberry contêm compostos ácidos fortes que não são quebrados na digestão, sendo capazes de combater as bactérias que causam infecções.

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Para se beneficiar desse alimento consuma com iogurte natural. Não é muito consumido no Brasil, mas vale a pena.

Frutas e Vegetais Frescos

Como de costume frutas e legumes melhoram a saúde em geral, pois contêm certas vitaminas e minerais essenciais para o seu corpo.

Frutas e vegetais

Por exemplo, a vitamina C melhora o seu sistema imunológico. Os abacates por exemplo, melhoram a saúde vaginal, pois contêm vitamina b6 e potássio que sustentam paredes vaginais saudáveis.

Os vegetais verdes e folhosos, ajudam na circulação sanguínea e previnem o ressecamento vaginal.

Sementes e Frutos Secos

Sementes de girassol, abóbora, amêndoas, nozes, avelãs contêm Vitamina E e óleos que ajudam a prevenir a secura vaginal.

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Amêndoas e sementes de abóboras são ricas em zinco, que é um mineral essencial que regula o ciclo menstrual e ajuda a combater a coceira e outros sintomas de ressecamento.

As sementes de linhaça são ricas em fitoestrogênios e ômega 3, que ajudam a aumentar os níveis de estrogênio e a parar a secura vaginal.

Água

Água é importante para tudo né? Inclusive para que as mucosas vaginais funcionem adequadamente, elas precisam de muita água para se manterem bem hidratadas.

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Beber água em quantidades suficientes garantirá que a sua vagina permaneça lubrificada, além de diminuir o cheiro característico da vagina.

Alho

O alho consumido cru contém grandes propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

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No caso de uma infecção por fungos, essas propriedades contidas no alho matam e além disso podem aliviar os sintomas da infecção, incluindo dor e coceira.

Ostras

As ostras são cheias de zinco, e mulheres com níveis mais altos de zinco em seu organismo, demonstraram ter desejo sexual maior do que mulheres com baixo nível de zinco.

ostras

Além de tudo zinco é conhecido por ajudar na secura vaginal, regulando o ciclo menstrual e combatendo infecções.

Dra. Patricia Palandi Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva

Dra. Patricia Palandi
Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva
Dra. Patrícia Palandi é nutricionista, formada pela Universidade de Taubaté - UNITAU com registro no Conselho Regional Nutricionistas CRN3 30298, especializada em Nutrição Funcional Esportiva.