Quando falamos de vegetais, a cor verde é a primeira que vem à mente, as saladas são verdes, bem como as verduras e frutas que dão alegria à nossa mesa. Esses alimentos devem ser consumidos todos os dias do ano por diversas e muito boas razões: não engordam, fornecem vitaminas, minerais e têm um alto teor de fibras (que ajudam o intestino a trabalhar com regularidade).

As folhas dos vegetais e as cascas das frutas verdes, devem sua cor à clorofila que contêm, rica em magnésio, o qual é um excelente depurador do nosso organismo. Além disso, os sais de magnésio são um remédio intransponível quando você se sente cansado, também atuam positivamente nos processos de cicatrização, protegem o coração de doenças circulatórias e cardiovasculares e previnem o aparecimento de tumores malignos. Vamos conhecer as propriedades de alguns dos vegetais verdes que geralmente incluímos em nossa alimentação.

Benefícios dos Vegetais Verdes em nosso Organismo

Ervilhas

São ricos em proteínas e aminoácidos, além dos nutrientes presentes em todos os outros vegetais verdes (vitaminas, ferro e cálcio indispensáveis para o bom funcionamento do organismo). As ervilhas permitem que você se sinta saciado sem a necessidade de adicionar mais calorias ao prato. Se você sofre de transtornos digestivos, deve consumi-los sob a forma de purê e sem casca.

Benefícios dos Vegetais Verdes em nosso Organismo

Abobrinha

As pequenas são mais macias e digeríveis porque contêm maior quantidade de água. Você pode comê-las cruas em saladas, cortadas em fatias finas ou juliana, assim obterá grande quantidade de potássio, substância que junto com a água tornam este vegetal um dos favoritos para os dias de calor, já que é um excelente reintegrador de minerais. Se você quer perder peso, não hesite em consumi-la devido ao seu baixo teor calórico.

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Espinafre

São conhecidos por seu alto teor de ferro, no entanto, o segredo para obter maiores benefícios deste é consumi-lo junto com outro vegetal rico em vitamina C, como, por exemplo: pimenta vermelha; desta forma o corpo assimila todo o ferro dos espinafres. Este efeito também é obtido se é consumido cru, temperado apenas com um pouco de limão e azeite de oliva. Além disso, estas folhas verdes contêm vitaminas, água e fibras.

Pepinos

Geralmente são consumidos crus, cortados em fatias finas ou em saladas, embora também possam ser cozidos no vapor. Possuem benefícios laxantes e diuréticos, embora, se você não os digere muito bem, consuma-os em quantidades moderadas: misturados em salada com tomates e alface.