O Que é Fenfluramina?

Fenfluramina é um inibidor de apetite usado para tratamento de curto prazo da obesidade.

Fenfluramina pode causar válvula cardíaca muito grave e problemas pulmonares. Devido a estes efeitos secundários graves, fenfluramina foi retirado do mercado em setembro de 1997. É importante fornecer esta informação, já que alguns pacientes podem ainda ter o medicamento em casa.

Pode não ter quaisquer sinais desses problemas no início. Os médicos podem fazer exames especiais para ver se houve danos às válvulas do coração com este medicamento, mesmo em pacientes sem sintomas. Se tiver tomado fenfluramina, contate o seu médico para aconselhamento.

Fenfluramina (Oral)

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.

Antes de Usar

Converse com seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais deste medicamento.

Alguns deles podem ser graves ou de longa duração.

Informe o seu médico, enfermeiro e farmacêutico se...

  • É alérgico a algum medicamento, prescrito ou não.
  • Estiver grávida ou se planeia engravidar durante o uso deste medicamento.
  • Está amamentando.
  • Está tomando qualquer outro medicamento de prescrição ou não, principalmente as anfetaminas, outros inibidores de apetite, inibidores da monoaminoxidase ou outros depressores do sistema nervoso central.
  • Tem outros problemas médicos, sobretudo de álcool ou drogas (ou história de), glaucoma, doenças cardíacas ou vasos sanguíneos, pressão arterial elevada ou depressão mental.

Uso Adequado

Tome este medicamento somente como orientado por seu médico. Não tome mais do mesmo, ou tome com mais frequência ou tome por mais tempo do que previsto. Se tomado em excesso, pode tornar-se viciante.

Se você acha que este medicamento não está funcionando corretamente depois de tomá-lo por algumas semanas, não aumente a dose. Em vez disso, consulte o seu médico.

Para os pacientes que tomam este medicamento em forma de cápsula de liberação prolongada:

Estas cápsulas devem ser engolidas inteiras.

Não esmague, quebre ou mastigue antes de engolir.

Para guardar este medicamento:

Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Calor ou umidade podem provocar o medicamento. Não guarde medicamentos desatualizados ou medicamento não mais necessários. Certifique-se de que está descartado qualquer medicamento fora do alcance das crianças.

Precauções

Seu médico deve verificar o seu progresso em visitas regulares para assegurar que este medicamento não está causando efeitos indesejáveis.

Este medicamento aumentará a influência do álcool e outros depressores do sistema nervoso central (medicamentos que retardam o sistema nervoso, podendo causar sonolência). Consulte o seu médico ou dentista antes de tomar calmantes, como ao usar este medicamento.

Este medicamento pode causar algumas pessoas uma falsa sensação de bem-estar ou ter tonturas, vertigens, sonolência ou menos alerta do que o normal.

Certifique-se de que você saiba como reage a este medicamento antes de conduzir ou utilizar máquinas ou realizar outras tarefas que exijam estar alerta.

Antes de ter qualquer cirurgia ou tratamento dentário ou de emergência, o médico ou dentista na carga que você está usando o medicamento.

Consulte o seu médico imediatamente se notar uma redução na sua capacidade de exercer, se você desmaiar ou tiver dor no peito, inchaço dos pés ou pernas, ou dificuldade para respirar.

Estes podem ser sinais de problemas sérios do coração ou de pulmão.

Se tiver tomado fenfluramina por um longo tempo e em doses grandes, e pensa que pode ter se tornado mentalmente ou fisicamente dependente sobre este medicamento, consulte seu médico.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico:

Sinais de hipertensão pulmonar primária ou doença da válvula do coração - dor no peito, diminuição da capacidade de exercício, desmaios, inchaço dos pés ou pernas, dificuldade em respirar

Outros efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:

Menos comuns - confusão, depressão mental, erupção cutânea ou urticária.

Raro - aumento da pressão.

Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:

Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodos, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Mais comuns - diarreia, dormir de boca seca.

Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns doentes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Depois de parar de usar este medicamento, seu corpo precisa de tempo para se ajustar. O período de tempo de demora depende da quantidade de medicamento que estava utilizando e por quanto tempo você usou. Durante este tempo, verifique com seu médico se sofrer de depressão mental, ou problemas do sono ou pesadelos.