O metronidazol é um antibiótico usado para tratar uma variedade de infecções. Atua detendo o crescimento de algumas bactérias e parasitas.
Não sendo eficaz para tratar infecções virais (por exemplo, resfriado comum, gripe). Tomar esse antibiótico somente quando é necessário.
O metronidazol também pode ser tomado junto com outros medicamentos para tratar úlceras estomacais/intestinais causadas pela bactéria H. Pylori.
Para Que Serve Metronidazol?
Os comprimidos e cápsulas de metronidazol são utilizados para tratar infecções do sistema reprodutivo, trato gastrointestinal, pele, coração, ossos e articulações, sangue, sistema nervoso e outras áreas do corpo. Os comprimidos de metronidazol também são usados para tratar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os comprimidos também são indicados para tratar a vaginose bacteriana (causada por um tipo de bactéria nociva na vagina) nas mulheres. O metronidazol pertence a uma classe de medicamentos chamados antimicrobianos. Sua ação consiste em parar o crescimento das bactérias.
Composição do Metronidazol
Cada comprimido revestido de metronidazol contém:
- Metronidazol: 250 mg.
- Excipiente q.s.p.: estearato de magnésio, celulose microcristalina, povidona.
- Informe seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao metronidazol, secnidazol, tinidazol, ou qualquer outro medicamento, ou algum dos componentes do metronidazo.
- Informe seu médico se você estiver tomando disulfiram. É possível que o seu médico não indique metronidazol.
- Informe seu médico e farmacêutico que medicamentos com ou sem receita médica, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos a base de ervas que você está tomando ou pretende tomar.
- Informe seu médico se tem ou teve doença de Crohn ou doença cardíaca, renais ou hepáticas.
- Informe seu médico se estiver grávida ou se planeja engravidar ou também se estiver amamentando. Se engravidar durante o tratamento com metronidazol, contate seu médico. As mulheres grávidas não devem tomar metronidazol durante o primeiro trimeste de gravidez.
- Não consuma bebidas alcoólicas ou tome produtos com álcool ou propilenoglicol enquanto estiver tomando esse medicamento e durante pelo menos 3 dias depois da dose final. O Álcool e o propilenoglicol podem causar náuseas, vômitos, cólicas estomacais, dor de cabeça, sudorese e vermelhidão no rosto quando tomados com metronidazol.
- Vômito
- Náuseas
- Diarreia
- Dor estomacal
- Perda de apetite
- Dor de cabeça
- Boca seca
- Sabor metálico desagradavel, irritação na língua ou na boca
- Dormência, dor ou ardor nas mãos ou pés.
- Convulsões
- Erupções cutânea
- Coceira
- Descamação da pele com bolhas
- Nariz congestionado, febre, dor de garganta ou outros sintomas de infecção
- Dor nas articulações
- Tontura
- Dificuldade em falar
- Problemas com coordenação
Efeitos Colaterais do Metronidazol
O metronidazol pode causar efeitos colaterais. Informe seu médico se qualquer destes sintomas for grave ou não desaparecer:
Alguns efeitos colaterais podem ser sérios. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
O metronidazol pode causar outros efeitos colaterais. Ligue para o seu médico se estiver com algum problema incomum enquanto estiver tomando esse medicamento.
Como Tomar Metronidazol
Os comprimidos e cápsulas de metronidazol são geralmente tomados como uma dose única (ou divididos em duas doses em 1 dia) ou para tomar quatro vezes ao dia por até 10 dias ou mais. Siga cuidadosamente a receita médica e peça ao médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entenda. Tome metronidazol examentemente como o indicado pelo seu médico.
Continue tomando esse medicamento mesmo que não se sinta bem. Não deixe de tomar sem falar com o seu médico antes. Se interromper o tratamento muito cedo ou se pular algumas doses, é possível que a infecção não seja curada por completo e as bactérias podem se tornar resistentes ao antibiótico.
Preucações ao Tomar Metronidazol
Antes de tomar metronidazol: