Quando chega o bom tempo como à primavera e o verão, todos somos mais propensos de sofrer uma picada de qualquer inseto desde um mosquito até uma abelha, mas certamente, uma das picadas mais dolorosas e incômodas é as de vespas. Para poder tratar uma dessas picadas em casa, existem muitos remédios caseiros e naturais que servem para aliviar desconfortos e vamos contar todos. Adeus à dor da picada de vespas este verão!

Picada de Vespa | Fatores de Risco:

Antes de falar sobre os remédios temos que mencionar primeiro o fator de risco que se dá quando nos encontramos com uma vespa e esta acaba nos picando.

Um fato que pode resultar importante no momento de prevenir a picada de uma vespa ou de abelhas é que costumam picar a pessoa quando acreditam estar em perigo ou quando seu território foi perturbado, mas não costumam picar uma pessoa sem motivo. Como você pode imaginar, se as vespas acreditam que seu ninho está em perigo à pessoa pode sofrer inúmeras picadas.

Remédios Caseiros Para Picadas de Vespas

Existem outros fatores de risco a considerar para poder prevenir com facilidade as picadas de vespa:

  • Roupa com flores e cores brilhantes. As vespas se sentirão atraídas.
  • Cestos de lixo abertos.
  • O uso de perfumes, sabonetes perfumados, tudo que desprenda aroma pode atrair as vespas.
  • Ambientes isolados, como galpões de madeira. Flores e plantas. Obviamente, se estamos em casa ou no jardim, rodeados por flores e plantas e na primavera, é normal que as vespas apareçam em busca de pólen.
  • Água. As vespas também costumam aparecer na borda das piscinas e na verdade muitas vezes as encontramos flutuando nelas depois que se afogaram. Devemos usar repelente para o corpo e também podemos aplicar antes de dar um mergulho ou sair para o jardim.

Sintomas de Picada de Vespa:

O primeiro sintoma de uma picada de vespa é a dor e a queimação na área da picada. A punção se nota imediatamente e as sensações também, raras vezes não você não se dá conta de foi picado por uma vespa por todos os incômodos e porque de fato podem ser vistas e especialmente perceptíveis. Se você olhar quando uma vespa se aproxima para nos picar seu voo se torna lento e mais perto da nossa pele. Não se mover bruscamente e não se alterar é mais seguro para que se afaste sem nos picar.

De qualquer forma, se nos pica sentiremos essa picada e queimação mencionadas, mas também, em alguns casos excepcionais, pode haver uma reação alérgica que pode ser muito perigosa, já que pode afetar de várias maneiras, algumas reações são leves, mas outras podem provocar o inchaço da língua e asfixia, para termos uma ideia, devido a essas reações morrem a cada ano cerca de 100 pessoas, a maioria crianças e idosos.

Além disso, as picadas de vespa são realmente perigosas, se levarmos em conta que quando coça, libera um feromônio que incita outros membros da colônia a picar, por isso é aconselhável, em caso de picada, afastar-se o mais rápido possível da área do acidente para evitar um ataque maciço.

Para que você possa descobrir se tem alergia ou não depois de uma picada, se perceber que começa a inchar, se experimenta náuseas ou vômitos e dores excessivas procure a emergência de imediato.

Por outro lado, os sintomas mais comuns que costumam ocorrer são dor na área onde se produziu a picada, inchaço exclusivo dessa área, vermelhidão e uma sensação de coceira constante que é bastante incômoda. Você não deve se arranhar e se não pode ir ao médico imediatamente existem alguns remédios eficazes e naturais ou caseiros que enumeramos a seguir.

Leia também: "Picada de Escorpião: Sintomas, Tratamento e Prevenção".

Remédios Para Picada de Vespa:

Tente Tirar o Ferrão da Pele. Se uma vespa te pica e você percebe que tem o ferrão na pele pode tirá-lo com cuidado com a ajuda de um cartão de papelão ou um cartão de crédito, com o cartão de crédito se pressiona de forma suave até extrair o ferrão, que depois podemos soltar com uma pinça ou com os dedos. O ferrão contém o veneno, extraí-lo ajudará a melhorar os sintomas da picada. Então você deve lavar a área com sabão neutro e se incha muito não hesite em procurar assistência médica o mais rápido possível.

Acalmar Com Gelo. Uma vez retirado o ferrão, passamos a acalmar o mal estar. Pegue 2 cubos de gelo e enrole dentro de um pano limpo. Pressione o pano de forma suave sobre a picada. Isto é feito durante, pelo menos, 10 minutos. Você notará que com o frio pouco a pouco a área fica insensível e, em seguida, haverá um alívio e verá como o inchaço se reduz.

Remédio Com Bicarbonato. O bicarbonato é um ótimo remédio para o tratamento de picadas de vespa. O que você tem que fazer é colocar um pouco de pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água sobre a picada, ajuda a aliviar o desconforto e reduzir o inchaço. Você pode aplicá-lo durante todo o dia.

Vinagre. A primeira coisa que temos que fazer é remover o ferrão com cuidado. O melhor é utilizar uma pinça de depilar e sem pressionar a área para evitar assim que o líquido tóxico da picada se espalhe mais.

Uma vez que tenhamos tirado o ferrão, devemos colocar um algodão cobrindo a picada e que previamente vamos embeber com vinagre (podemos diluir com um pouco de água).

Alho. Diz-se que o alho é um grande remédio para as picadas, tanto de abelhas quanto de vespas. Corte um dente de alho e esfregue pela picada de modo que reduzirá a coceira.

Remédio Com Barro. Se você está fora de casa, e é picado por uma vespa, busque barro e aplique sobre a picada. Se você não encontrar barro é fácil de conseguir. Pegue um pouco de água e jogue sobre a terra ou areia (é um remédio de emergência), forme com isso uma pasta que possa aplicar sobre a picada.

Óleo da Árvore do Chá. Aplique, mediante uma bola de algodão, algumas gotas de óleo da árvore do chá misturado com água sobre a área afetada, a fim de desinfetá-la.

Vinagre de Maçã. O vinagre de maçã é milagroso para aliviar qualquer picada das que costumamos sofrer no verão, incluindo as de vespas. Você apenas tem que colocar algumas gotas de vinagre de maçã sobre a picada, o que ajuda a reduzir a inflamação e alivia a coceira inicial. É melhor molhar um algodão no vinagre e, em seguida, aplicar sobre a área da picada.

Remédio Com Limão. O ácido cítrico neutraliza o veneno de picada. Se você foi picado por uma vespa experimente cortar um pedaço de limão e aplicar sobre a picada, deixando por pelo menos 10 minutos para que faça efeito. Você notará no início como irrita um pouco devido ao cítrico sobre a pele, mas não se preocupe que passa rápido.

Leia também: "Picadas de Abelha, Remédios Caseiros e Dicas".

Remédio Com Cebola. Experimente colocar uma rodela de cebola recém-cortada sobre a área da picada. Como dissemos com o limão, em um primeiro momento você pode sentir algum desconforto, mas dentro de poucos segundos notará alívio. Deixe alguns minutos. Consegue-se o alívio da dor e da inflamação.

Remédio Com Manjericão. Se você tem uma planta de manjericão em casa (que é um grande remédio para evitar que entre os mosquitos) colha algumas folhas da planta, amasse-as e coloque diretamente sobre a picada durante cinco minutos. Em seguida, você verá como o inchaço reduz bastante.

Remédio Com Folhas de Bananeira. Este remédio é muito conhecido em áreas tropicais. Pegue um pedaço de folha de bananeira lave e corte um pequeno pedaço. Moa em um almofariz e aplique sobre a picada como se fosse um emplastro. Deixe que atue durante pelo menos uma hora.

Gelo e Depois Mel. Aplica-se gelo sobre um pano durante alguns minutos e depois se aplica um pouco de mel sobre a picada. O mel tem grande poder bactericida e calmante.

Remédio Com Aloe Vera. O aloe vera serve como remédio para praticamente tudo. Neste caso, aplica-se o aloe vera sobre a área da picada. Consegue-se um efeito refrescante e calmante da coceira.

Você tem algum outro remédio para as picadas de vespa ou abelhas? Se você quiser, pode nos contar em um comentário no final do artigo.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.